Fatores determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em administração das universidades catarinenses
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Melo, Pedro Antônio de |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Schlickmann, Raphael |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T21:03:05Z |
|
dc.date.available |
2012-10-23T21:03:05Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
250450 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91292 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Buscando entender o público específico da EaD - tipicamente adulto - realizou-se uma pesquisa com o objetivo de analisar os fatores determinantes na opção do estudante por essa modalidade de ensino nos cursos de graduação em Administração das universidades catarinenses. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa se caracteriza como: descritiva, seccional, bibliográfica, levantamento e com abordagem quantitativa. Após a coleta e análise de dados pôde-se concluir que o perfil sócio-econômico dos estudantes dos cursos de graduação em Administração a distância de Santa Catarina converge com as características dos estudantes de EaD trazidos pelo estado da arte. A maior parte é adulta, exerce ocupação profissional e têm larga experiência de vida acumulada. Em relação ao aprendizado a distância constata-se que a necessidade de autonomia e flexibilidade do aluno a distância é veemente na medida em que optam por sua própria residência para a realização dos estudos; escolhem o período e carga horária mais indicados para a realização dos seus estudos, levando em consideração o período em que trabalham, os afazeres domésticos, os momentos com a família e o ambiente mais propício; além de escolherem o recurso mais apropriado para seus estudos. Por fim, analisados os fatores determinantes na opção dos estudantes pela EaD conclui-se que os mais determinantes estão ligados principalmente à flexibilidade oportunizada por esta modalidade de ensino e às questões profissionais dos alunos. A partir da apresentação destes resultados pode-se concluir que a modalidade a distância apresenta-se como um dos poucos meios disponíveis ao estudante adulto para a conciliação dos estudos com as atribuições da vida diária a que está sujeito. |
pt_BR |
dc.format.extent |
155 f.| grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Superior) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino a distancia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Santa Catarina |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Universidades e faculdades |
pt_BR |
dc.title |
Fatores determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em administração das universidades catarinenses |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar