Fatores determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em administração das universidades catarinenses

DSpace Repository

A- A A+

Fatores determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em administração das universidades catarinenses

Show full item record

Title: Fatores determinantes na opção do aluno pela modalidade a distância: um estudo nos cursos de graduação em administração das universidades catarinenses
Author: Schlickmann, Raphael
Abstract: Buscando entender o público específico da EaD - tipicamente adulto - realizou-se uma pesquisa com o objetivo de analisar os fatores determinantes na opção do estudante por essa modalidade de ensino nos cursos de graduação em Administração das universidades catarinenses. Quanto aos procedimentos metodológicos a pesquisa se caracteriza como: descritiva, seccional, bibliográfica, levantamento e com abordagem quantitativa. Após a coleta e análise de dados pôde-se concluir que o perfil sócio-econômico dos estudantes dos cursos de graduação em Administração a distância de Santa Catarina converge com as características dos estudantes de EaD trazidos pelo estado da arte. A maior parte é adulta, exerce ocupação profissional e têm larga experiência de vida acumulada. Em relação ao aprendizado a distância constata-se que a necessidade de autonomia e flexibilidade do aluno a distância é veemente na medida em que optam por sua própria residência para a realização dos estudos; escolhem o período e carga horária mais indicados para a realização dos seus estudos, levando em consideração o período em que trabalham, os afazeres domésticos, os momentos com a família e o ambiente mais propício; além de escolherem o recurso mais apropriado para seus estudos. Por fim, analisados os fatores determinantes na opção dos estudantes pela EaD conclui-se que os mais determinantes estão ligados principalmente à flexibilidade oportunizada por esta modalidade de ensino e às questões profissionais dos alunos. A partir da apresentação destes resultados pode-se concluir que a modalidade a distância apresenta-se como um dos poucos meios disponíveis ao estudante adulto para a conciliação dos estudos com as atribuições da vida diária a que está sujeito.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91292
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
250450.pdf 665.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar