Trocas ortográficas: uma interpretação a partir de análises acústicas
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Seara, Izabel Christine |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Cristofolini, Carla |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T16:04:09Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T16:04:09Z |
|
dc.date.issued |
2008 |
|
dc.date.submitted |
2008 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
261122 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90855 |
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dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A fala é um fator importante durante o processo de aprendizagem da escrita; a criança evoca as imagens articulatórias dos fonemas que ela ouve e dos que ela mesma produz, para fazer uma correta relação fonema/grafema. Um fenômeno bastante comum, tanto no período de aprendizagem da escrita quanto nas séries subseqüentes, são as trocas de letras na escrita. Algumas delas envolvem a grafia de consoantes plosivas e fricativas que se distinguem pelo traço de sonoridade (pares mínimos). Este trabalho analisa acusticamente a fala de crianças da 4ª série do Ensino Fundamental, que apresentam esse tipo de trocas na escrita, sem, no entanto apresentá-las na fala. Foram analisados segmentos plosivos e fricativos em diferentes contextos de tonicidade, diante das vogais [e], [o] e [a] e comparados informantes femininos e masculinos. Nesse estudo, a duração foi o parâmetro de análise escolhido: VOT para as consoantes plosivas e duração total do segmento para as fricativas. Foram analisados dois grupos: um composto por crianças que não apresentavam trocas do traço surdo/sonoro na escrita, denominado grupo controle; e outro, formado por crianças que as apresentavam, denominado grupo trocas. Os dados evidenciaram diferenças significativas entre meninas e meninos tanto no grupo controle quanto no grupo trocas. Também foram observadas diferenças significativas entre os dois grupos analisados controle e trocas na duração dos segmentos plosivos velares e alveolares não vozeados e fricativos labiais vozeados e palatais não vozeados. Em alguns dos dados analisados, foram observadas características acústicas não previstas pela literatura da área; tais características foram tratadas aqui como inadequações acústicas. Estas inadequações ocorreram em todas as consoantes analisadas e nos dois grupos pesquisados, porém mostraram-se muito mais freqüentes no grupo trocas. Foram realizados, ainda, testes perceptuais a partir de sílabas com e sem inadequações acústicas; os resultados desses testes mostraram que não há diferenças perceptuais entre o grupo controle e o trocas. Assim, há evidências de que a relação entre imprecisões articulatórias e as trocas na grafia dos segmentos plosivos e fricativos é positiva. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1 v.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Fala |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Crianças |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Comunicação oral |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.title |
Trocas ortográficas: uma interpretação a partir de análises acústicas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação(Mestrado) |
pt_BR |
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