A centralidade da categoria trabalho e o trabalho docente voluntário na UFSC

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A centralidade da categoria trabalho e o trabalho docente voluntário na UFSC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nogueira, Claudia Maria França Mazzei pt_BR
dc.contributor.author Silva, Maria Izabel da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T15:23:50Z
dc.date.available 2012-10-23T15:23:50Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 242935 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90797
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-graduação em Serviço Social pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Dissertação de Mestrado tem como objeto de pesquisa o trabalho docente voluntário como uma das expressões da centralidade do trabalho. Pesquisamos os professores universitários aposentados da UFSC, os quais retornam ao trabalho na condição de "adesão voluntária", em condições precarizadas, sem direitos trabalhistas e salários. No contexto histórico atual, a centralidade da categoria trabalho vem sendo questionada, sobretudo, em função da grave crise da "sociedade do trabalho", evidenciada através do desemprego estrutural, da precarização das condições de trabalho, da flexibilização e desregulamentação das leis trabalhistas e da crescente degradação da relação metabólica entre homem e natureza. Assim sendo, essa pesquisa tem como pretensão e objetivo principal responder a seguinte pergunta: "O trabalho docente voluntário na UFSC é uma das várias formas de expressão do trabalho na sociedade contemporânea. Em que medida, portanto, ele expressa ou não a centralidade do trabalho na sociabilidade humana?" Inicialmente, faz-se a introdução ao assunto, discorrendo sobre o problema a ser investigado a partir de uma consistente base teórica. A abordagem teórica se fundamenta em Karl Marx e Ístván Mészáros, apresentando o debate em torno da centralidade da categoria trabalho a partir dos autores: Georg Lukács e Ricardo Antunes defendendo o caráter ontológico do trabalho e sua centralidade social como protoforma do ser social e da práxis social. Em relação à pesquisa empírica, a metodologia utilizada privou pela abordagem qualitativa de caráter exploratória e estudo de casos. Como fonte de coleta de dados fez-se uso da pesquisa documental e bibliográfica, além da entrevista semi-estruturada e da observação. Os resultados da pesquisa evidenciaram a relevância da categoria trabalho na vida desses professores voluntários, na sua identidade, expressando uma dimensão da centralidade da categoria trabalho na sociedade contemporânea. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Serviço social pt_BR
dc.subject.classification Trabalho voluntário pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades - pt_BR
dc.subject.classification Corpo docente pt_BR
dc.title A centralidade da categoria trabalho e o trabalho docente voluntário na UFSC pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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