dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Possamai, Osmar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pontes, Joseane |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T14:58:22Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T14:58:22Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
249586 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90771 |
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dc.description |
Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As empresas socialmente responsáveis promovem ações sociais pelos mais variados motivos, porém o mais relevante é a promoção e estímulo da sustentabilidade local. As divergências relacionadas a este motivo ainda confundem muitos empresários, que questionam a necessidade em investimentos sociais baseados somente no seu livre-arbítrio e sem retorno específico para o desempenho da empresa. A falta de resposta em relação ao retorno do investimento das ações sociais da empresa, faz surgir várias dúvidas em relação ao efeito das ações sociais no desempenho da empresa. Com o intuito de verificar se há alteração no desempenho da empresa, resultante das ações sociais por ela promovidas, faz-se importante desenvolver um procedimento de avaliação do impacto das ações sociais praticadas por uma empresa, relacionando-as aos seus indicadores de desempenho. Em geral, o aumento da racionalidade pertinente à avaliação social promove o aumento dos recursos destinados à promoção da responsabilidade social, além de promover ainda à empresa, o feedback do investimento em ações sociais, contribuindo assim para a análise e verificação do retorno para o desempenho da empresa. Baseando-se nesse pressuposto, foi possível elaborar um modelo com base no pensamento sistêmico, onde considera que as partes do sistema influenciam umas às outras mutuamente. Desta forma, o modelo utiliza os princípios da causa e efeito, onde permite identificar o grau de influência dos indicadores de responsabilidade social sobre os indicadores de desempenho da empresa. A partir disso, permite-se identificar os indicadores de responsabilidade social responsáveis pelo melhor ou pior desempenho dos indicadores de desempenho, possibilitando desta forma, estabelecer os critérios de necessidades de investimento em responsabilidade social. A aplicação do modelo em uma empresa, tornou possível constatar a importância das ações sociais em relação aos indicadores de desempenho da empresa, comprovando desta forma o impacto existente entre os mesmos. |
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dc.format.extent |
1 v.| ils., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indicadores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Responsabilidade social da empresa |
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dc.subject.classification |
Desempenho |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Indicadores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ação social |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.title |
Proposta para avaliação do impacto das ações sociais praticadas por uma empresa e sua relação com os indicadores de desempenho |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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