Construção de um modelo de avaliação de desempenho da continuidade de serviços de suporte na área de tecnologia da informação com a utilização da metodologia MCDA-C

DSpace Repository

A- A A+

Construção de um modelo de avaliação de desempenho da continuidade de serviços de suporte na área de tecnologia da informação com a utilização da metodologia MCDA-C

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ensslin, Leonardo pt_BR
dc.contributor.author Zanelato, Roziléia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T10:35:22Z
dc.date.available 2012-10-23T10:35:22Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 246967 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90445
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem como objetivo identificar os aspectos relevantes dos serviços prestados na área de suporte de uma empresa que atua na área de Tecnologia da Informação e construir um modelo para a avaliação do desempenho da continuidade destes serviços. O Serviço de Suporte é prestado para as soluções em operação da empresa em diferentes regiões do Brasil. As negociações comerciais de serviços que historicamente envolviam apenas a cobertura do serviço, os canais de contato e o valor do investimento financeiro, não eram suportadas por acordos contratuais ou mesmo informais que definissem níveis de desempenho, atualmente passam a tratar questões como tempos de resposta, disponibilidade da solução para o usuário, etc. No entanto, ainda ignoram uma série de aspectos importantes para o sucesso da prestação de serviços. Para o entendimento da situação, tendo em vista mostrar as conseqüências das decisões nos aspectos julgados como importantes pelo decisor, e dada a complexidade e multiplicidade de variáveis envolvidas, optou-se pelo uso da metodologia MCDA-C (Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista) que tem como foco construir conhecimento. Ao final do trabalho, foi possível identificar, organizar e mensurar localmente e globalmente, para a área de preocupação continuidade, os aspectos relevantes para a tomada de decisão. Isto permitiu ao decisor visualizar com clareza as conseqüências de suas decisões e em decorrência ter um instrumento de gestão para área de Suporte da empresa. pt_BR
dc.format.extent 334 p.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia da informação pt_BR
dc.subject.classification Prestação de serviços pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio pt_BR
dc.subject.classification Sistemas de suporte de decisao pt_BR
dc.title Construção de um modelo de avaliação de desempenho da continuidade de serviços de suporte na área de tecnologia da informação com a utilização da metodologia MCDA-C pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Petri, Sérgio Murilo pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
246967.pdf 1.928Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar