Eficácia no uso de tecnologias para alavancar o aprendizado do idioma inglês no ensino médio

DSpace Repository

A- A A+

Eficácia no uso de tecnologias para alavancar o aprendizado do idioma inglês no ensino médio

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodriguez Martins, Alejandro pt_BR
dc.contributor.author Ramos, Bárbara Maria Soares pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-23T01:25:51Z
dc.date.available 2012-10-23T01:25:51Z
dc.date.issued 2007
dc.date.submitted 2007 pt_BR
dc.identifier.other 256033 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89675
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta um estudo de estratégias utilizadas como ferramentas para promover com eficiência o ensino do idioma inglês através da multidisciplinaridade, aplicada por meio de ambientes educacionais virtuais para alunos de ensino médio. Parte-se do princípio de que educar não significa apenas a transmissão de conhecimentos por parte do mestre, mas é também uma forma de iluminar os sujeitos da educação, de forma a fortalece-los ativamente em seu contexto sócio-cultural. Destaca-se neste ponto, a maneira como é realizado o processo ensino-aprendizagem, onde deve-se aplicar uma metodologia atualizada, sem que se perca no conteúdo os valores sociais necessários à convivência. Este trabalho apresenta formas de ensino do idioma inglês em ambientes virtuais, tornando o estudo desta disciplina mais interessante e dinâmico, prevendo nas escolas a adoção deste tipo de atuação, mesmo considerando-se as dificuldades de implantação. O estudo foi realizado em três diferentes colégios de Lages (SC) com alunos do ensino médio, que tiveram acesso à internet para aprendizado do inglês através de seus conhecimentos em outras disciplinas. Após as práticas, foi aplicado um questionário no qual os alunos auxiliaram a elucidar sua visão desta metodologia de trabalho. Este modelo tende ao encorajamento à prática de pesquisas e aos novos conhecimentos. Recomenda-se que as escolas mantenham um suporte pedagógico contínuo, com promoção de novas tecnologias, que levam à diminuição da evasão escolar, e por conseqüência a um nível de conhecimento mais elevado, promovendo a cultura e o desenvolvimento educacional da região. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Segundo grau) pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Didatica pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Eficácia no uso de tecnologias para alavancar o aprendizado do idioma inglês no ensino médio pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
256033.pdf 445.7Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar