dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ramos, Bárbara Maria Soares |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-23T01:25:51Z |
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dc.date.available |
2012-10-23T01:25:51Z |
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dc.date.issued |
2007 |
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dc.date.submitted |
2007 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
256033 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89675 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta um estudo de estratégias utilizadas como ferramentas para promover com eficiência o ensino do idioma inglês através da multidisciplinaridade, aplicada por meio de ambientes educacionais virtuais para alunos de ensino médio. Parte-se do princípio de que educar não significa apenas a transmissão de conhecimentos por parte do mestre, mas é também uma forma de iluminar os sujeitos da educação, de forma a fortalece-los ativamente em seu contexto sócio-cultural. Destaca-se neste ponto, a maneira como é realizado o processo ensino-aprendizagem, onde deve-se aplicar uma metodologia atualizada, sem que se perca no conteúdo os valores sociais necessários à convivência. Este trabalho apresenta formas de ensino do idioma inglês em ambientes virtuais, tornando o estudo desta disciplina mais interessante e dinâmico, prevendo nas escolas a adoção deste tipo de atuação, mesmo considerando-se as dificuldades de implantação. O estudo foi realizado em três diferentes colégios de Lages (SC) com alunos do ensino médio, que tiveram acesso à internet para aprendizado do inglês através de seus conhecimentos em outras disciplinas. Após as práticas, foi aplicado um questionário no qual os alunos auxiliaram a elucidar sua visão desta metodologia de trabalho. Este modelo tende ao encorajamento à prática de pesquisas e aos novos conhecimentos. Recomenda-se que as escolas mantenham um suporte pedagógico contínuo, com promoção de novas tecnologias, que levam à diminuição da evasão escolar, e por conseqüência a um nível de conhecimento mais elevado, promovendo a cultura e o desenvolvimento educacional da região. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
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dc.subject.classification |
Lingua inglesa |
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dc.subject.classification |
Estudo e ensino (Segundo grau) |
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dc.subject.classification |
Aprendizagem |
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dc.subject.classification |
Ambiente virtual |
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dc.subject.classification |
Didatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.title |
Eficácia no uso de tecnologias para alavancar o aprendizado do idioma inglês no ensino médio |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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