A memória do idoso e a identidade da cidade como referências na análise da apropriação formal/espacial do espaço urbano

DSpace Repository

A- A A+

A memória do idoso e a identidade da cidade como referências na análise da apropriação formal/espacial do espaço urbano

Show full item record

Title: A memória do idoso e a identidade da cidade como referências na análise da apropriação formal/espacial do espaço urbano
Author: Pedroso, Emmanuel Sá Resende
Abstract: O rápido crescimento das cidades brasileiras, ocorrido nas últimas décadas, tem levado muitas delas a um processo de descaracterização formal/espacial, com a perda de seus elementos urbanos mais significativos, lugares essenciais à manutenção dos laços locais dos idosos, bem como da identidade formal/espacial da cidade. A constatação desse vínculo entre a memória do idoso e a identidade da cidade, deu origem à hipótese deste trabalho, acerca da possibilidade de identificação dos elementos urbanos portadores da identidade formal/espacial da cidade a partir da memória do idoso. Essa hipótese, uma vez verificada pela revisão da literatura, constituiu o pressuposto teórico que deu origem a um procedimento de análise da apropriação formal/espacial do espaço urbano pela pessoa idosa, objetivo principal do presente estudo. Na parte prática da pesquisa, foi elaborado o procedimento de análise propriamente dito e aplicado no centro urbano de Florianópolis, estudo de caso selecionado. As entrevistas estruturadas possibilitaram: a evidenciação prática do pressuposto estabelecido, por meio da comparação entre os elementos urbanos apropriados ao longo da vida pelos idosos da amostra e os elementos tombados existentes no local; a análise da apropriação do espaço urbano ao longo do tempo, com a comparação entre os elementos urbanos apropriados por esses idosos no passado e no presente; e a identificação dos fatores ambientais que influenciam nessa apropriação atual. Com a observação e o levantamento in loco, foram constatadas as relações entre os fatores ambientais e os componentes morfológicos existentes em cada elemento urbano. A partir desses componentes morfológicos, foi verificado, com base nas técnicas de fotointerpretação e análise regressiva da paisagem, como a cidade, mais especificamente a área objeto de estudo, contribui morfologicamente para a apropriação dos elementos urbanos pelos idosos da amostra e se a sociedade zelou por esses componentes. Consolida-se, então, o procedimento de análise da apropriação formal/espacial do espaço urbano pela pessoa idosa, auxílio direto à manutenção dos laços locais do idoso e da identidade da cidade.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89655
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View
246047.pdf 14.03Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar