Sistematização do processo de planejamento da inovação de produtos com enfoque em empresas de pequeno e médio porte

DSpace Repository

A- A A+

Sistematização do processo de planejamento da inovação de produtos com enfoque em empresas de pequeno e médio porte

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ogliari, Andre pt_BR
dc.contributor.author Leonel, Carlos Eduardo Lozano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T21:53:46Z
dc.date.available 2012-10-22T21:53:46Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 233954 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89494
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica pt_BR
dc.description.abstract Num ambiente competitivo o gerenciamento da inovação de produtos se torna um processo fundamental para as empresas garantirem sua sustentabilidade. Até recentemente a competitividade das empresas estava principalmente associada à otimização do desempenho de produtos e processos, considerando custo, tempo e qualidade. No contexto atual para as empresas garantirem maior competitividade há necessidade de ampliar sua capacidade de inovação. Vários estudos apontam que as empresas de pequeno e médio porte apresentam uma grande carência com relação à inovação em produtos e processos, tornando-se vulneráveis em mercados de rápidas mudanças. De acordo com a literatura pode-se afirmar que quanto melhor for o planejamento do produto, maiores podem ser as suas chances de sucesso comercial. Além disso, quanto mais tempo for dedicado ao planejamento, mais tempo pode ser economizado posteriormente, na etapa de desenvolvimento do produto, reduzindo custos de desenvolvimento e aproveitando melhor os recursos investidos. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta uma sistemática para apoiar o Planejamento da Inovação de Produtos, com enfoque em empresas de pequeno e médio porte, consistindo de uma seqüência de atividades e um conjunto de métodos, ferramentas e documentos associados que visam apoiar o processo de planejamento da inovação de produtos. A sistemática proposta consiste das etapas de planejamento estratégico da inovação; exploração e monitoramento do ambiente interno e externo à empresa, em busca de oportunidades; geração de idéias de novos produtos (conciliando as necessidades de mercado com as tecnologias disponíveis); avaliação; seleção, e priorização das idéias com maiores chances de sucesso comercial e caracterização do produto (viabilidade técnica, econômica e comercial). A avaliação da sistemática foi conduzida de três formas, através da avaliação em duas empresas (uma de pequeno e uma de médio porte), avaliação por especialistas no assunto e verificação, pelo autor, do atendimento de diretrizes estabelecidas com base nos estudos de caso realizados. pt_BR
dc.format.extent xi, 236 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Pequenas e medias empresas pt_BR
dc.subject.classification Produtos novos pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.subject.classification Projeto de produto pt_BR
dc.title Sistematização do processo de planejamento da inovação de produtos com enfoque em empresas de pequeno e médio porte pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
233954.pdf 8.032Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar