Sistematização do processo de planejamento da inovação de produtos com enfoque em empresas de pequeno e médio porte

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Sistematização do processo de planejamento da inovação de produtos com enfoque em empresas de pequeno e médio porte

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Título: Sistematização do processo de planejamento da inovação de produtos com enfoque em empresas de pequeno e médio porte
Autor: Leonel, Carlos Eduardo Lozano
Resumo: Num ambiente competitivo o gerenciamento da inovação de produtos se torna um processo fundamental para as empresas garantirem sua sustentabilidade. Até recentemente a competitividade das empresas estava principalmente associada à otimização do desempenho de produtos e processos, considerando custo, tempo e qualidade. No contexto atual para as empresas garantirem maior competitividade há necessidade de ampliar sua capacidade de inovação. Vários estudos apontam que as empresas de pequeno e médio porte apresentam uma grande carência com relação à inovação em produtos e processos, tornando-se vulneráveis em mercados de rápidas mudanças. De acordo com a literatura pode-se afirmar que quanto melhor for o planejamento do produto, maiores podem ser as suas chances de sucesso comercial. Além disso, quanto mais tempo for dedicado ao planejamento, mais tempo pode ser economizado posteriormente, na etapa de desenvolvimento do produto, reduzindo custos de desenvolvimento e aproveitando melhor os recursos investidos. Neste contexto, a presente pesquisa apresenta uma sistemática para apoiar o Planejamento da Inovação de Produtos, com enfoque em empresas de pequeno e médio porte, consistindo de uma seqüência de atividades e um conjunto de métodos, ferramentas e documentos associados que visam apoiar o processo de planejamento da inovação de produtos. A sistemática proposta consiste das etapas de planejamento estratégico da inovação; exploração e monitoramento do ambiente interno e externo à empresa, em busca de oportunidades; geração de idéias de novos produtos (conciliando as necessidades de mercado com as tecnologias disponíveis); avaliação; seleção, e priorização das idéias com maiores chances de sucesso comercial e caracterização do produto (viabilidade técnica, econômica e comercial). A avaliação da sistemática foi conduzida de três formas, através da avaliação em duas empresas (uma de pequeno e uma de médio porte), avaliação por especialistas no assunto e verificação, pelo autor, do atendimento de diretrizes estabelecidas com base nos estudos de caso realizados.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89494
Data: 2006


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