As ações sócio-educativas e o projeto ético-político do serviço social: tendências da produção bibliográfica

DSpace Repository

A- A A+

As ações sócio-educativas e o projeto ético-político do serviço social: tendências da produção bibliográfica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Mioto, Regina Célia Tamaso pt_BR
dc.contributor.author Lima, Telma Cristiane Sasso de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T16:07:53Z
dc.date.available 2012-10-22T16:07:53Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 231066 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89041
dc.description Dissertaão (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. pt_BR
dc.description.abstract Trata-se de um estudo exploratório-descritivo sobre a intervenção profissional dos assistentes sociais, particularmente das ações sócio-educativas. O ponto de partida é o reconhecimento da necessidade de materialização do projeto ético-político do Serviço Social, qualificando o debate teórico-metodológico no sentido de garantir competência técnico-operativa, tendo por perspectiva a ampliação, a consolidação e a efetivação dos Direitos e da Cidadania; e a construção de um processo que conduza à transformação social. A eleição das ações sócio-educativas como objeto de estudo está referenciada ao seu reconhecimento histórico como base constitutiva da profissão e como ações privilegiadas na difusão de ideologias e na produção de consensos. Dessa forma, é imperativo atentar para as orientações paradigmáticas que orientam a sua consecução. Esse estudo tem como objetivo principal caracterizar as ações sócio-educativas, através da produção bibliográfica do Serviço Social no período de 1993 a 2005, tendo como base as referências teóricas que pautam a sua operacionalização. Para tanto, a pesquisa bibliográfica é o procedimento metodológico adotado. De acordo com esse procedimento foram investigadas: as principais referências teóricas de modo a conhecer o diálogo construído pelos autores entre ações sócio-educativas e a consecução do projeto ético-político; os elementos teórico-metológico e técnico-operativo presentes nessas referências, que permitem pensar os procedimentos da operacionalização das ações sócio-educativas; e os significados conceituais das categorias Direito e Cidadania de modo a elucidar sua apropriação pelo Serviço Social. Dentre os resultados, destaca-se que as ações sócio-educativas são entendidas como um processo que possui finalidade, objetivos e procedimentos. Sua contribuição, para a materialização do projeto ético-político, depende decisivamente da coerência das escolhas técnico-operativas acionadas pelos Assistentes Sociais, uma vez que o como fazer é fundamental na construção de uma intervenção profissional menos improvisada e mais legítima teoricamente, sobretudo quando imerso em um contexto social e político adverso ao projeto profissional. Portanto, o Assistente Social ao assumir o paradigma crítico-dialético como orientador das suas ações deve enfrentar o desafio de concretizar essas idéias, respondendo coletivamente às questões colocadas pela realidade. A concepção do que significa educar confere um componente político à ação enquanto um fator determinante, pois o sentido da ação muda segundo o entendimento que se tem a respeito do que é educar, porque educar, para quem e com qual finalidade. Nesse sentido, as bases gramscianas, o empowerment e a proposta freireana foram identificadas como as principais tendências que podem contribuir no aprofundamento de reflexões sobre a intervenção profissional/ações sócio-educativas. Tal identificação sinaliza para possíveis caminhos na construção de uma ação sócio-educativa lúcida e coerente quanto aos significados das categorias-chave que lhe dotam de conteúdo. Buscou-se realizar uma interconexão entre o debate sobre as ações sócio-educativas, o projeto profissional e a perspectiva dos Direitos e da Cidadania, enfatizando a necessidade de serem construídas sistematizações sobre o fazer profissional que promova: a interlocução entre os Assistentes Sociais; a qualificação técnico-operativa das suas ações; um diálogo teórico plural que legitime e materialize os valores contidos no projeto ético-político. pt_BR
dc.format.extent 172 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Serviço social pt_BR
dc.subject.classification Direitos civis pt_BR
dc.subject.classification Cidadania pt_BR
dc.title As ações sócio-educativas e o projeto ético-político do serviço social: tendências da produção bibliográfica pt_BR
dc.type Dissertaão (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
231066.pdf 706.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar