Tudo que eu fiz eu não tenho nada que me arrepender: percepções e vivências do estágio tardio na perspectiva de casais idosos

DSpace Repository

A- A A+

Tudo que eu fiz eu não tenho nada que me arrepender: percepções e vivências do estágio tardio na perspectiva de casais idosos

Show full item record

Title: Tudo que eu fiz eu não tenho nada que me arrepender: percepções e vivências do estágio tardio na perspectiva de casais idosos
Author: Cardoso, Vanessa Silva
Abstract: O presente trabalho buscou caracterizar a estrutura e dinâmica relacional de famílias que estão no Estágio Tardio do ciclo vital na perspectiva de cada um dos membros do casal de idosos. Utilizou-se da abordagem da pesquisa qualitativa, sendo entrevistadas onze famílias, representadas por seus respectivos casais, totalizando vinte e dois participantes. Os instrumentos para a coleta de dados foram dois: um roteiro estruturado, o qual o casal respondia em conjunto e outro semi-estruturado, que foi respondido individualmente. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo do tipo categorial-temática. Foram estabelecidas sete grandes categorias e suas respectivas subcategorias de análise. O pensamento sistêmico e a teoria do ciclo vital foram os suportes teóricos que sustentaram a análise dos resultados. Dentre estes se destaca: os sentimentos e vivências advindos do processo de envelhecimento, no qual surgem as preocupações, a resignificação da espiritualidade, a experiência da viuvez e as diferenças de gênero. A velhice como fase de mudança e reclusão em que há a vivência da aposentadoria e a conseqüente diminuição da renda e da rede de amigos. A dificuldade de conviver com crenças e valores atuais e, por outro lado, a sabedoria, a experiência e a tranqüilidade, são como ganhos desse período. Conclui-se que as pessoas que estão no Estágio Tardio, hoje, estão diante do desafio de conviver com as conseqüências das diferentes configurações familiares, coexistindo com o modelo tradicional configurando um distanciamento entre as gerações. Essa temática ainda necessita ser investigada e apreciada pelos profissionais de saúde no sentido de se prepararem para lidar com famílias em Estágio Tardio.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88953
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
225678.pdf 639.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar