A educação voltada ao meio rural em Rio do Sul: faces e interfaces de uma realidade

DSpace Repository

A- A A+

A educação voltada ao meio rural em Rio do Sul: faces e interfaces de uma realidade

Show full item record

Title: A educação voltada ao meio rural em Rio do Sul: faces e interfaces de uma realidade
Author: Cambruzzi, Cláudia
Abstract: O presente estudo tem por objetivo analisar o papel da educação voltada ao meio rural no município de Rio do Sul, estado de Santa Catarina. A questão principal consiste em saber se a educação oferecida aos pequenos agricultores familiares do município e também da região do Alto Vale do Itajaí está apenas voltada para a manutenção das relações produtivo-capitalistas no meio rural. Para isso foi necessário apresentar um quadro da realidade histórica da educação rural em nosso país, em Santa Catarina e no município de Rio do Sul, e, aliado a este, um quadro das mais recentes propostas voltadas à educação no meio rural. No que se refere especificamente ao município em questão, foi apresentado um panorama descritivo de todas as instituições que desenvolvem ações voltadas à educação rural, sejam elas formais ou não-formais e a posterior análise de cada uma destas ações. A metodologia privilegiada para a análise foi a de pesquisa bibliográfica e documental e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Ao longo do trabalho se pode constatar que as propostas educacionais oferecidas aos agricultores familiares, apesar de estarem envoltas em um discurso que se diz preocupado com a formação integral do agricultor familiar, estão fortemente atreladas aos interesses produtivo-capitalistas. Na realidade elas estão basicamente voltadas para a formação técnica do agricultor, visando o aumento da produção/produtividade da propriedade.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88752
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
236389.pdf 18.16Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar