Abstract:
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O presente estudo tem por objetivo analisar o papel da educação voltada ao meio rural no município de Rio do Sul, estado de Santa Catarina. A questão principal consiste em saber se a educação oferecida aos pequenos agricultores familiares do município e também da região do Alto Vale do Itajaí está apenas voltada para a manutenção das relações produtivo-capitalistas no meio rural. Para isso foi necessário apresentar um quadro da realidade histórica da educação rural em nosso país, em Santa Catarina e no município de Rio do Sul, e, aliado a este, um quadro das mais recentes propostas voltadas à educação no meio rural. No que se refere especificamente ao município em questão, foi apresentado um panorama descritivo de todas as instituições que desenvolvem ações voltadas à educação rural, sejam elas formais ou não-formais e a posterior análise de cada uma destas ações. A metodologia privilegiada para a análise foi a de pesquisa bibliográfica e documental e a realização de entrevistas semi-estruturadas. Ao longo do trabalho se pode constatar que as propostas educacionais oferecidas aos agricultores familiares, apesar de estarem envoltas em um discurso que se diz preocupado com a formação integral do agricultor familiar, estão fortemente atreladas aos interesses produtivo-capitalistas. Na realidade elas estão basicamente voltadas para a formação técnica do agricultor, visando o aumento da produção/produtividade da propriedade. |