Guerra do Contestado: mímesis e políticas da memória

DSpace Repository

A- A A+

Guerra do Contestado: mímesis e políticas da memória

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Diniz, Alai Garcia pt_BR
dc.contributor.author Oliveira, Susan Aparecida de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T10:16:19Z
dc.date.available 2012-10-22T10:16:19Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 234045 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88536
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho sobre a Guerra do Contestado (1912-1916) discute usos do passado relacionados a este evento, através da distinção entre a política da memória pública, de caráter oficial, e a política da memória coletiva, de caráter popular. A memória pública e a memória coletiva têm características, interesses e finalidades distintas e encaminham estratégias narrativas e políticas de representação diferenciadas. Procurou-se enfatizar as características e condições de produção da memória coletiva e, sendo assim, o imaginário e a oralidade são tratados com interesse especial, assim como o teatro. A idéia de mímesis e seus desdobramentos conceituais, relacionados às políticas de formação cultural e de representação identitária, é trabalhada como perspectiva de análise em vários pontos, mas norteia o trabalho como um todo, agregando e congregando os temas desenvolvidos. Por fim, a intenção que anima o presente trabalho é elaborar uma interpretação da cultura sertaneja do Contestado sob os pressupostos de que suas características culturais consideradas típicas ou exóticas são constituintes do acervo colonial universalizado e transculturado. The present paper on The #Contestado War# (1912-1916) discusses perceptions from the past related to this event, through the distinction between public political memory, which is of official character, and collective political memory, of popular character. Public memory and collective memory have distinct features, interests and purposes and they lead to differentiated narrative strategies and policies of representation. There has been an emphasis on the characteristics and conditions of collective political memory production, therefore the imagery and oral processes as well as the theater, are treated with special interest. The idea of mimesis and its conceptual unfolding related to the political and cultural formation and identity representation is treated as a perspective of analysis in several aspects, but it guides this paper as a whole, aggregating and congregating de themes developed. Finally, the motivating force behind this paper is the desire to elaborate an interpretation of the country culture of #The Contestado# under the assumptions that its cultural characteristics, which are considered typical or exotic, are in fact, part of the universalized and transcultured colonial collection. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Mimese na literatura pt_BR
dc.subject.classification Poetica pt_BR
dc.subject.classification Guerra do Contestado pt_BR
dc.subject.classification 1912-1916 pt_BR
dc.title Guerra do Contestado: mímesis e políticas da memória pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
234045.pdf 923.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar