Abstract:
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O presente trabalho sobre a Guerra do Contestado (1912-1916) discute usos do passado relacionados a este evento, através da distinção entre a política da memória pública, de caráter oficial, e a política da memória coletiva, de caráter popular. A memória pública e a memória coletiva têm características, interesses e finalidades distintas e encaminham estratégias narrativas e políticas de representação diferenciadas. Procurou-se enfatizar as características e condições de produção da memória coletiva e, sendo assim, o imaginário e a oralidade são tratados com interesse especial, assim como o teatro. A idéia de mímesis e seus desdobramentos conceituais, relacionados às políticas de formação cultural e de representação identitária, é trabalhada como perspectiva de análise em vários pontos, mas norteia o trabalho como um todo, agregando e congregando os temas desenvolvidos. Por fim, a intenção que anima o presente trabalho é elaborar uma interpretação da cultura sertaneja do Contestado sob os pressupostos de que suas características culturais consideradas típicas ou exóticas são constituintes do acervo colonial universalizado e transculturado. The present paper on The #Contestado War# (1912-1916) discusses perceptions from the past related to this event, through the distinction between public political memory, which is of official character, and collective political memory, of popular character. Public memory and collective memory have distinct features, interests and purposes and they lead to differentiated narrative strategies and policies of representation. There has been an emphasis on the characteristics and conditions of collective political memory production, therefore the imagery and oral processes as well as the theater, are treated with special interest. The idea of mimesis and its conceptual unfolding related to the political and cultural formation and identity representation is treated as a perspective of analysis in several aspects, but it guides this paper as a whole, aggregating and congregating de themes developed. Finally, the motivating force behind this paper is the desire to elaborate an interpretation of the country culture of #The Contestado# under the assumptions that its cultural characteristics, which are considered typical or exotic, are in fact, part of the universalized and transcultured colonial collection. |