Do custo à diferenciação: estruturação de um modelo multicritério para análise da estratégia competitiva de uma empresa de construção civil

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Do custo à diferenciação: estruturação de um modelo multicritério para análise da estratégia competitiva de uma empresa de construção civil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Borgert, Altair pt_BR
dc.contributor.author Costa, Jeane Maria da Costa pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T08:30:59Z
dc.date.available 2012-10-22T08:30:59Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 230690 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88393
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract A mensuração de indicadores de desempenho permite identificar se os objetivos estabelecidos para as empresas são alcançados. No entanto, além de medir o desempenho é possível, por meio da atribuição de pesos ou taxas, avaliar este desempenho. Esta avaliação consiste em determinar a capacidade que cada indicador tem de melhorar os resultados da empresa. Entende-se que um dos fatores que influencia essa avaliação é a estratégia competitiva da empresa: baixo custo ou diferenciação. Dessa forma, empresas com estratégias diferentes atribuem taxas diferentes aos seus indicadores de desempenho. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo estruturar um modelo para análise da estratégia competitiva de uma empresa, por meio da avaliação dos seus indicadores de desempenho. Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e utiliza, como fonte de dados, uma construtora do município de Florianópolis. Nesta empresa, coletam-se informações sobre suas características competitivas que, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão, se traduzem em indicadores de desempenho. Estes indicadores subdividem-se em duas áreas e formam a estrutura do modelo multicritério. A partir deste modelo identificam-se: as duas grandes áreas, que representam as estratégias de baixo custo e de diferenciação; a quantidade de indicadores interligados em cada área; e as taxas atribuídas a cada indicador. Com base nestes elementos faz-se a análise da estratégia competitiva da empresa. Os resultados permitem concluir que a empresa atribui maior percentual aos indicadores interligados à estratégia de diferenciação, 61,5%, e o percentual restante, 38,5%, aos indicadores da estratégia de baixo custo. pt_BR
dc.format.extent 221 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Indicadores pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio por criterio multiplo pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Industria de construcao civil - pt_BR
dc.subject.classification Administracao pt_BR
dc.title Do custo à diferenciação: estruturação de um modelo multicritério para análise da estratégia competitiva de uma empresa de construção civil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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