dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Borgert, Altair |
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dc.contributor.author |
Costa, Jeane Maria da Costa |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T08:30:59Z |
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dc.date.available |
2012-10-22T08:30:59Z |
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dc.date.issued |
2006 |
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dc.date.submitted |
2006 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
230690 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88393 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. |
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dc.description.abstract |
A mensuração de indicadores de desempenho permite identificar se os objetivos estabelecidos para as empresas são alcançados. No entanto, além de medir o desempenho é possível, por meio da atribuição de pesos ou taxas, avaliar este desempenho. Esta avaliação consiste em determinar a capacidade que cada indicador tem de melhorar os resultados da empresa. Entende-se que um dos fatores que influencia essa avaliação é a estratégia competitiva da empresa: baixo custo ou diferenciação. Dessa forma, empresas com estratégias diferentes atribuem taxas diferentes aos seus indicadores de desempenho. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo estruturar um modelo para análise da estratégia competitiva de uma empresa, por meio da avaliação dos seus indicadores de desempenho. Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e utiliza, como fonte de dados, uma construtora do município de Florianópolis. Nesta empresa, coletam-se informações sobre suas características competitivas que, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão, se traduzem em indicadores de desempenho. Estes indicadores subdividem-se em duas áreas e formam a estrutura do modelo multicritério. A partir deste modelo identificam-se: as duas grandes áreas, que representam as estratégias de baixo custo e de diferenciação; a quantidade de indicadores interligados em cada área; e as taxas atribuídas a cada indicador. Com base nestes elementos faz-se a análise da estratégia competitiva da empresa. Os resultados permitem concluir que a empresa atribui maior percentual aos indicadores interligados à estratégia de diferenciação, 61,5%, e o percentual restante, 38,5%, aos indicadores da estratégia de baixo custo. |
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dc.format.extent |
221 f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Administração |
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dc.subject.classification |
Desempenho |
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dc.subject.classification |
Indicadores |
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dc.subject.classification |
Avaliação |
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dc.subject.classification |
Processo decisorio por criterio multiplo |
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dc.subject.classification |
Metodologia |
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dc.subject.classification |
Industria de construcao civil - |
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dc.subject.classification |
Administracao |
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dc.title |
Do custo à diferenciação: estruturação de um modelo multicritério para análise da estratégia competitiva de uma empresa de construção civil |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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