Do custo à diferenciação: estruturação de um modelo multicritério para análise da estratégia competitiva de uma empresa de construção civil

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Do custo à diferenciação: estruturação de um modelo multicritério para análise da estratégia competitiva de uma empresa de construção civil

Mostrar registro completo

Título: Do custo à diferenciação: estruturação de um modelo multicritério para análise da estratégia competitiva de uma empresa de construção civil
Autor: Costa, Jeane Maria da Costa
Resumo: A mensuração de indicadores de desempenho permite identificar se os objetivos estabelecidos para as empresas são alcançados. No entanto, além de medir o desempenho é possível, por meio da atribuição de pesos ou taxas, avaliar este desempenho. Esta avaliação consiste em determinar a capacidade que cada indicador tem de melhorar os resultados da empresa. Entende-se que um dos fatores que influencia essa avaliação é a estratégia competitiva da empresa: baixo custo ou diferenciação. Dessa forma, empresas com estratégias diferentes atribuem taxas diferentes aos seus indicadores de desempenho. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo estruturar um modelo para análise da estratégia competitiva de uma empresa, por meio da avaliação dos seus indicadores de desempenho. Esta pesquisa caracteriza-se por um estudo exploratório-descritivo, de abordagem qualitativa e utiliza, como fonte de dados, uma construtora do município de Florianópolis. Nesta empresa, coletam-se informações sobre suas características competitivas que, por meio da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão, se traduzem em indicadores de desempenho. Estes indicadores subdividem-se em duas áreas e formam a estrutura do modelo multicritério. A partir deste modelo identificam-se: as duas grandes áreas, que representam as estratégias de baixo custo e de diferenciação; a quantidade de indicadores interligados em cada área; e as taxas atribuídas a cada indicador. Com base nestes elementos faz-se a análise da estratégia competitiva da empresa. Os resultados permitem concluir que a empresa atribui maior percentual aos indicadores interligados à estratégia de diferenciação, 61,5%, e o percentual restante, 38,5%, aos indicadores da estratégia de baixo custo.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88393
Data: 2006


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
230690.pdf 1.572Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar