Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet

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Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Mauricio Fernandes pt_BR
dc.contributor.author Ferreira, Ana Claudia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T07:36:37Z
dc.date.available 2012-10-22T07:36:37Z
dc.date.issued 2006
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier.other 225815 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88312
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho refere-se ao tema comportamento do consumidor, cujo estudo consiste na averiguação dos processos ocorridos quando indivíduos ou grupos mobilizam-se para a satisfação de necessidades. Concentra-se nas compras de automóveis realizadas pela Internet e objetiva a averiguação do papel da Internet na racionalização do fator psicológico motivação, considerando-se um processo racional de decisão de compra. A perspectiva racional do processo de decisão de compra presume que sejam executadas cinco etapas, sendo estas: reconhecimento da necessidade, busca de informações, análise das alternativas, seleção da alternativa e resultado final. O fator motivação está inserido no contexto das características psicológicas, fortemente influenciadoras das compras dos consumidores. A questão da racionalização se faz presente no estudo não apenas através da perspectiva racional do processo de decisão de compra, mas também pela existência de elementos cognitivos de motivação dissonantes, os quais requerem um esforço racionalizante por parte do indivíduo. A adoção da metodologia de estudo de campo possibilita uma abordagem qualitativa dos sujeitos e encaminha para uma análise de conteúdo pautada em categorias e subcategorias de análise. Justifica-se o estudo pela relevância da indústria automobilística na economia nacional e pela evolução crescente e rápida dos negócios pela Internet no país. Dentre os resultados obtidos, verificam-se fatores motivantes diversos, em cada uma das etapas do processo racional de decisão de compra. Observa-se, também, que alguns fatores de motivação encontram-se dissonantes na realidade em questão e que a Internet não participa na sua racionalização. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Automoveis - pt_BR
dc.subject.classification Comercio pt_BR
dc.subject.classification Comércio eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Motivação (Psicologia) pt_BR
dc.subject.classification Processo decisorio pt_BR
dc.subject.classification Comportamento do consumidor pt_BR
dc.title Análise do papel da internet na racionalização do fator psicológico motivação de decisores de compra: estudo de campo da aquisição de veículos Renault pela internet pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Mussi, Carlos Wolowski pt_BR


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