A comunicação como estratégia de humanização das organizações

DSpace Repository

A- A A+

A comunicação como estratégia de humanização das organizações

Show full item record

Title: A comunicação como estratégia de humanização das organizações
Author: Sardá, Laudelino José
Abstract: Na organização em que predomina a verticalização formal da informação, o indivíduo sujeita-se aos limites do processo comunicacional, como se fosse uma simples peça da engrenagem, robotizado pelas normas disciplinares, que o obrigam a cumprir apenas as suas atribuições. Desta forma, a organização não tem sensibilidade humana e alinha seus empregados no sentido de que o mais importante é o resultado para a empresa. Com isso, o indivíduo, mesmo com as facilidades da tecnologia da informação, que o coloca em contato com o mundo em tempo real, limita-se às suas funções mecânicas, quando poderia contribuir ao desenvolvimento do conhecimento da organização. A organização pode ser comparada a um organismo humano: se o sangue não ganha velocidade nas veias, o organismo torna-se sedentário. A forma de energizar a organização é valorizar o ser humano, tanto em relação ao seu potencial de conhecimento quanto os seus valores humano e ético.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88251
Date: 2006


Files in this item

Files Size Format View
226828.pdf 620.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar