A comunicação como estratégia de humanização das organizações

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A comunicação como estratégia de humanização das organizações

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Título: A comunicação como estratégia de humanização das organizações
Autor: Sardá, Laudelino José
Resumo: Na organização em que predomina a verticalização formal da informação, o indivíduo sujeita-se aos limites do processo comunicacional, como se fosse uma simples peça da engrenagem, robotizado pelas normas disciplinares, que o obrigam a cumprir apenas as suas atribuições. Desta forma, a organização não tem sensibilidade humana e alinha seus empregados no sentido de que o mais importante é o resultado para a empresa. Com isso, o indivíduo, mesmo com as facilidades da tecnologia da informação, que o coloca em contato com o mundo em tempo real, limita-se às suas funções mecânicas, quando poderia contribuir ao desenvolvimento do conhecimento da organização. A organização pode ser comparada a um organismo humano: se o sangue não ganha velocidade nas veias, o organismo torna-se sedentário. A forma de energizar a organização é valorizar o ser humano, tanto em relação ao seu potencial de conhecimento quanto os seus valores humano e ético.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88251
Data: 2006


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