Tecnologias para auxiliar no diagnóstico de desvios na recepção oral e escrita durante o processo de alfabetização
Show full item record
Title:
|
Tecnologias para auxiliar no diagnóstico de desvios na recepção oral e escrita durante o processo de alfabetização |
Author:
|
Belli, Mauro José
|
Abstract:
|
Em relação à alfabetização, existem inúmeros registros sobre dificuldades apresentadas por alunos. Diversas causas concorrem para determiná-las, podendo ser agrupadas em duas categorias: emocional e mecânica. As causas emocionais, em geral, são resolvidas por meio da intervenção de psicólogos. Já as mecânicas, são mais complexas e podem ser determinadas por disfunção das estruturas cognitivas ou das estruturas fonoaudiológicas. O propósito desta tese é apresentar um estudo a respeito da complexidade das dificuldades situadas nesta última categoria, bem como dos mecanismos mais utilizados. Desse modo, destaca o trabalho desenvolvido por Leonor Scliar-Cabral na utilização de bateria de testes para diagnósticos de problemas relacionados à recepção e à produção da linguagem verbal. Como resultado deste trabalho, é apresentada uma aplicação informatizada envolvendo três testes desta bateria, para avaliar a viabilidade de sua implementação. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88117
|
Date:
|
2004 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar