Tecnologias para auxiliar no diagnóstico de desvios na recepção oral e escrita durante o processo de alfabetização

DSpace Repository

A- A A+

Tecnologias para auxiliar no diagnóstico de desvios na recepção oral e escrita durante o processo de alfabetização

Show full item record

Title: Tecnologias para auxiliar no diagnóstico de desvios na recepção oral e escrita durante o processo de alfabetização
Author: Belli, Mauro José
Abstract: Em relação à alfabetização, existem inúmeros registros sobre dificuldades apresentadas por alunos. Diversas causas concorrem para determiná-las, podendo ser agrupadas em duas categorias: emocional e mecânica. As causas emocionais, em geral, são resolvidas por meio da intervenção de psicólogos. Já as mecânicas, são mais complexas e podem ser determinadas por disfunção das estruturas cognitivas ou das estruturas fonoaudiológicas. O propósito desta tese é apresentar um estudo a respeito da complexidade das dificuldades situadas nesta última categoria, bem como dos mecanismos mais utilizados. Desse modo, destaca o trabalho desenvolvido por Leonor Scliar-Cabral na utilização de bateria de testes para diagnósticos de problemas relacionados à recepção e à produção da linguagem verbal. Como resultado deste trabalho, é apresentada uma aplicação informatizada envolvendo três testes desta bateria, para avaliar a viabilidade de sua implementação.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88117
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
204531.pdf 6.746Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar