A educação ambiental não-formal como instrumento de sensibilização
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Lerípio, Alexandre De Ávila |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mertz, Harri Gurth |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-22T02:06:15Z |
|
dc.date.available |
2012-10-22T02:06:15Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
226494 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87794 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem por objetivo avaliar um programa de educação ambiental não-formal desenvolvido na região lindeira ao Lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu, também conhecida como Costa Oeste do Estado do Paraná. A principal contribuição desta pesquisa é a demonstração de que esta modalidade educacional é um importante instrumento para sensibilização, conscientização e educação ambiental para a melhoria da qualidade de vida e ambiental. Descreve-se a evolução da questão ambiental no mundo e no Brasil, bem como, da educação ambiental e educação não-formal. O método de pesquisa utilizado baseia-se na pesquisa bibliográfica e o estudo de caso envolvendo o Projeto LINHA ECOLÓGICA - Educação Ambiental e Tecnologia Rural, através de questionário respondido pelos monitores ambientais e na coleta de dados. Os resultados obtidos confirmam que a Educação Não-Formal é uma ferramenta apropriada para promover a educação ambiental, considerando-se que ela se realiza a partir do envolvimento da própria comunidade para resolução dos problemas ambientais, contribuindo para aproximar o conhecimento científico ao popular. Outra conclusão resultante da avaliação do Projeto Linha Ecológica foi a definição de um plano de ação para implementação das melhorias identificadas e proposição de um modelo metodológico de um programa de educação ambiental não-formal. As conclusões do trabalho apontam que a população não é bem informada sobre a legislação ambiental e questões ambientais devido principalmente à falta de comunicação sobre o assunto, o que contribui também para o desconhecimento das leis ambientais e aplicabilidade desta legislação. Sugere-se a divulgação dos planos e ações ambientais em rádios e jornais regionais, colaborando assim, para que a educação ambiental não-formal ajude a formar uma nova consciência sobre o meio ambiente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
152 f.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ecologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Conscientização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação não-formal |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Desenvolvimento sustentável |
pt_BR |
dc.title |
A educação ambiental não-formal como instrumento de sensibilização |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Beal, Lademir Luiz |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar