A educação ambiental não-formal como instrumento de sensibilização

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A educação ambiental não-formal como instrumento de sensibilização

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lerípio, Alexandre De Ávila pt_BR
dc.contributor.author Mertz, Harri Gurth pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-22T02:06:15Z
dc.date.available 2012-10-22T02:06:15Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 226494 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87794
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objetivo avaliar um programa de educação ambiental não-formal desenvolvido na região lindeira ao Lago da Usina Hidrelétrica de Itaipu, também conhecida como Costa Oeste do Estado do Paraná. A principal contribuição desta pesquisa é a demonstração de que esta modalidade educacional é um importante instrumento para sensibilização, conscientização e educação ambiental para a melhoria da qualidade de vida e ambiental. Descreve-se a evolução da questão ambiental no mundo e no Brasil, bem como, da educação ambiental e educação não-formal. O método de pesquisa utilizado baseia-se na pesquisa bibliográfica e o estudo de caso envolvendo o Projeto LINHA ECOLÓGICA - Educação Ambiental e Tecnologia Rural, através de questionário respondido pelos monitores ambientais e na coleta de dados. Os resultados obtidos confirmam que a Educação Não-Formal é uma ferramenta apropriada para promover a educação ambiental, considerando-se que ela se realiza a partir do envolvimento da própria comunidade para resolução dos problemas ambientais, contribuindo para aproximar o conhecimento científico ao popular. Outra conclusão resultante da avaliação do Projeto Linha Ecológica foi a definição de um plano de ação para implementação das melhorias identificadas e proposição de um modelo metodológico de um programa de educação ambiental não-formal. As conclusões do trabalho apontam que a população não é bem informada sobre a legislação ambiental e questões ambientais devido principalmente à falta de comunicação sobre o assunto, o que contribui também para o desconhecimento das leis ambientais e aplicabilidade desta legislação. Sugere-se a divulgação dos planos e ações ambientais em rádios e jornais regionais, colaborando assim, para que a educação ambiental não-formal ajude a formar uma nova consciência sobre o meio ambiente. pt_BR
dc.format.extent 152 f.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Ecologia pt_BR
dc.subject.classification Conscientização pt_BR
dc.subject.classification Educação não-formal pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento sustentável pt_BR
dc.title A educação ambiental não-formal como instrumento de sensibilização pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Beal, Lademir Luiz pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
226494.pdf 1.465Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar