Método para identificação do potencial mercado de produtos de dados
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Loch, Carlos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Lajus, Francisco Carlos |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T21:27:17Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T21:27:17Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
205201 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87527 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os estudos sobre demanda de dados e voz têm indicado um aumento significativo do tráfego de dados frente ao tráfego de voz. Este crescimento é resultado do avanço das indústrias de informática e de telecomunicações que por sua vez tem convergido para uma nova geração de redes de comunicação. Particularmente no Brasil em 1998 o mercado de comunicação de dados contava com pouco mais de 4 milhões de acessos. Para 2005 há uma previsão de que este valor atinja 35 milhões de acessos. Paralelo a este crescimento surge um mercado altamente competitivo, decorrente da privatização do Sistema Telebrás, no qual cada cliente é disputado por mais de uma operadora. Saber quem são, onde estão e como atender esses clientes tornou-se questão fundamental para as operadoras de telecomunicações. Este trabalho propõe um método para prospectar o mercado a procura de clientes de produtos/serviços de dados. O método está baseado na pesquisa de clientes com perfis semelhantes, considerando principalmente a classificação da sua atividade econômica. O método propõe a utilização de um Sistema de Informações Geográficas, para gerar mapas temáticos de localização de cliente e topologia da rede de dados, no intuito de fornecer subsídios para uma efetiva gerência de planejamento e de atendimento aos clientes. O método foi aplicado, num estudo de caso, ao produto Frame Relay, no Estado de Santa Catarina. Os resultados foram significativos e animadores. As informações geradas chamaram a atenção tanto para a conquista de novos clientes como para a reconquista de clientes que estavam na concorrente. O método foi aplicado nas áreas de clientes ADSL, SOHO e SMP com boa aceitação e serviu de modelo para o desenvolvimento de soluções ao cliente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xxiii, 222 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas de informação geográfica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Pesquisa de mercado |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Telecomunicação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Privatização |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Serviços |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Produtos novos |
pt_BR |
dc.title |
Método para identificação do potencial mercado de produtos de dados |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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