Método para identificação do potencial mercado de produtos de dados

DSpace Repository

A- A A+

Método para identificação do potencial mercado de produtos de dados

Show full item record

Title: Método para identificação do potencial mercado de produtos de dados
Author: Lajus, Francisco Carlos
Abstract: Os estudos sobre demanda de dados e voz têm indicado um aumento significativo do tráfego de dados frente ao tráfego de voz. Este crescimento é resultado do avanço das indústrias de informática e de telecomunicações que por sua vez tem convergido para uma nova geração de redes de comunicação. Particularmente no Brasil em 1998 o mercado de comunicação de dados contava com pouco mais de 4 milhões de acessos. Para 2005 há uma previsão de que este valor atinja 35 milhões de acessos. Paralelo a este crescimento surge um mercado altamente competitivo, decorrente da privatização do Sistema Telebrás, no qual cada cliente é disputado por mais de uma operadora. Saber quem são, onde estão e como atender esses clientes tornou-se questão fundamental para as operadoras de telecomunicações. Este trabalho propõe um método para prospectar o mercado a procura de clientes de produtos/serviços de dados. O método está baseado na pesquisa de clientes com perfis semelhantes, considerando principalmente a classificação da sua atividade econômica. O método propõe a utilização de um Sistema de Informações Geográficas, para gerar mapas temáticos de localização de cliente e topologia da rede de dados, no intuito de fornecer subsídios para uma efetiva gerência de planejamento e de atendimento aos clientes. O método foi aplicado, num estudo de caso, ao produto Frame Relay, no Estado de Santa Catarina. Os resultados foram significativos e animadores. As informações geradas chamaram a atenção tanto para a conquista de novos clientes como para a reconquista de clientes que estavam na concorrente. O método foi aplicado nas áreas de clientes ADSL, SOHO e SMP com boa aceitação e serviu de modelo para o desenvolvimento de soluções ao cliente.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87527
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
205201.pdf 3.393Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar