dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Cabral, Loni Grimm |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Ana Cláudia de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T20:21:25Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T20:21:25Z |
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dc.date.issued |
2004 |
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dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
208259 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87454 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste estudo, investigaram-se alguns dos processos implicados no ato da leitura de texto acadêmico-científico deliberadamente construído sobre metáforas pedagógicas, evidenciando as diferenças cognitivas individuais, em termos de capacidade da memória de trabalho, como agentes no processamento e na compreensão do texto escrito. Para conduzir a pesquisa, trabalhou-se com 40 participantes, estudantes do Curso de Letras da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Aplicaram-se principalmente quatro instrumentos de coleta de dados: 1) teste de amplitude da memória de trabalho vinculado a uma tarefa de processamento específica e dependente, para mensurar a capacidade deste sistema de memória na leitura # reading span test # (DANEMAN; CARPENTER, 1980; TURNER; ENGLE, 1989); 2) teste de amplitude da memória de trabalho independente de estratégias relacionadas a atividades específicas, para mensurar a capacidade geral deste sistema de memória # operation-word span test # (TURNER; ENGLE, 1989); 3) técnica dos protocolos verbais, para analisar os processos monitorados e verbalizados de leitura (ERICSSON; SIMON, 1993); e 4) teste de competência em leitura, para examinar aspectos relativos à identificação e recuperação da informação, interpretação e reflexão, com ênfase nas metáforas pedagógicas que constituem o cerne do texto (BRASIL, 2001; KIRSCH, 2001; ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT, 1999, 2002). Os dados obtidos foram analisados por meio dos pacotes estatísticos SPSS (Statistical Package for Social Science) e SPAD (Système Portable pour l'Analyse Données). Confirmando as hipóteses de pesquisa, os resultados indicaram forte correlação significativa entre a compreensão da metáfora deliberada e a compreensão do texto, e moderada correlação significativa entre capacidade de memória de trabalho e a competência em leitura geral e específica à metáfora. No tocante aos dados dos protocolos verbais, analisados em termos exploratórios, observaram-se comportamentos semelhantes dos participantes quanto à abordagem estratégica do texto, o que possibilitou o agrupamento dos indivíduos em cinco classes. Relacionando essas classes, constituídas a partir da configuração de estratégias de leitura, às estimativas de capacidade de memória de trabalho e à competência em leitura, observou-se que apenas as classes de maior e menor desempenho se diferenciaram das médias gerais. |
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dc.format.extent |
231 f.| grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Linguistica |
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dc.subject.classification |
Psicolinguistica |
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dc.subject.classification |
Leitura |
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dc.subject.classification |
Compreensao na leitura |
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dc.subject.classification |
Metafora |
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dc.subject.classification |
Memoria |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Processamento da informacao humana |
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dc.title |
Leitura, metáfora e memória de trabalho: três eixos imbricados |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Rodrigues, Cassio |
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