Leitura, metáfora e memória de trabalho: três eixos imbricados

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Leitura, metáfora e memória de trabalho: três eixos imbricados

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cabral, Loni Grimm pt_BR
dc.contributor.author Souza, Ana Cláudia de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T20:21:25Z
dc.date.available 2012-10-21T20:21:25Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 208259 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87454
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística pt_BR
dc.description.abstract Neste estudo, investigaram-se alguns dos processos implicados no ato da leitura de texto acadêmico-científico deliberadamente construído sobre metáforas pedagógicas, evidenciando as diferenças cognitivas individuais, em termos de capacidade da memória de trabalho, como agentes no processamento e na compreensão do texto escrito. Para conduzir a pesquisa, trabalhou-se com 40 participantes, estudantes do Curso de Letras da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Aplicaram-se principalmente quatro instrumentos de coleta de dados: 1) teste de amplitude da memória de trabalho vinculado a uma tarefa de processamento específica e dependente, para mensurar a capacidade deste sistema de memória na leitura # reading span test # (DANEMAN; CARPENTER, 1980; TURNER; ENGLE, 1989); 2) teste de amplitude da memória de trabalho independente de estratégias relacionadas a atividades específicas, para mensurar a capacidade geral deste sistema de memória # operation-word span test # (TURNER; ENGLE, 1989); 3) técnica dos protocolos verbais, para analisar os processos monitorados e verbalizados de leitura (ERICSSON; SIMON, 1993); e 4) teste de competência em leitura, para examinar aspectos relativos à identificação e recuperação da informação, interpretação e reflexão, com ênfase nas metáforas pedagógicas que constituem o cerne do texto (BRASIL, 2001; KIRSCH, 2001; ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT, 1999, 2002). Os dados obtidos foram analisados por meio dos pacotes estatísticos SPSS (Statistical Package for Social Science) e SPAD (Système Portable pour l'Analyse Données). Confirmando as hipóteses de pesquisa, os resultados indicaram forte correlação significativa entre a compreensão da metáfora deliberada e a compreensão do texto, e moderada correlação significativa entre capacidade de memória de trabalho e a competência em leitura geral e específica à metáfora. No tocante aos dados dos protocolos verbais, analisados em termos exploratórios, observaram-se comportamentos semelhantes dos participantes quanto à abordagem estratégica do texto, o que possibilitou o agrupamento dos indivíduos em cinco classes. Relacionando essas classes, constituídas a partir da configuração de estratégias de leitura, às estimativas de capacidade de memória de trabalho e à competência em leitura, observou-se que apenas as classes de maior e menor desempenho se diferenciaram das médias gerais. pt_BR
dc.format.extent 231 f.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Psicolinguistica pt_BR
dc.subject.classification Leitura pt_BR
dc.subject.classification Compreensao na leitura pt_BR
dc.subject.classification Metafora pt_BR
dc.subject.classification Memoria pt_BR
dc.subject.classification Processamento da informacao humana pt_BR
dc.title Leitura, metáfora e memória de trabalho: três eixos imbricados pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Rodrigues, Cassio pt_BR


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