Análise de requisitos da revisão pelos pares na aprendizagem
Show full item record
Title:
|
Análise de requisitos da revisão pelos pares na aprendizagem |
Author:
|
Corrêa Neto, Álvaro Sampaio
|
Abstract:
|
Currículos de graduação na área tecnológica costumam omitir ou tratar superficialmente o desenvolvimento de aspectos não técnicos, porém críticos para a formação profissional, tais como expressão escrita, ética, pensamento crítico e responsabilidade profissional. Esta dissertação identifica e documenta as principais características necessárias a um software que viabilize a utilização da revisão pelos pares na aprendizagem, uma abordagem que evidencia o desenvolvimento de habilidades não técnicas. Os requisitos foram elicitados e documentados utilizando-se diagramas de use-case UML e por meio da customização e aplicação de um processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental. Foram aplicadas as melhores práticas da engenharia de requisitos visando evitar o re-trabalho introduzido quando não há um processo eficiente de análise de requisitos. A principal contribuição deste trabalho está no levantamento, documentação e apresentação dos requisitos de software para apoiar a revisão pelos pares na aprendizagem, facilitando futuras implementações. A implementação dos requisitos especificados nesta pesquisa reduzirá a carga burocrática envolvida na aplicação da abordagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades não técnicas nos cursos de graduação. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87317
|
Date:
|
2004 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar