Análise de requisitos da revisão pelos pares na aprendizagem

DSpace Repository

A- A A+

Análise de requisitos da revisão pelos pares na aprendizagem

Show full item record

Title: Análise de requisitos da revisão pelos pares na aprendizagem
Author: Corrêa Neto, Álvaro Sampaio
Abstract: Currículos de graduação na área tecnológica costumam omitir ou tratar superficialmente o desenvolvimento de aspectos não técnicos, porém críticos para a formação profissional, tais como expressão escrita, ética, pensamento crítico e responsabilidade profissional. Esta dissertação identifica e documenta as principais características necessárias a um software que viabilize a utilização da revisão pelos pares na aprendizagem, uma abordagem que evidencia o desenvolvimento de habilidades não técnicas. Os requisitos foram elicitados e documentados utilizando-se diagramas de use-case UML e por meio da customização e aplicação de um processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental. Foram aplicadas as melhores práticas da engenharia de requisitos visando evitar o re-trabalho introduzido quando não há um processo eficiente de análise de requisitos. A principal contribuição deste trabalho está no levantamento, documentação e apresentação dos requisitos de software para apoiar a revisão pelos pares na aprendizagem, facilitando futuras implementações. A implementação dos requisitos especificados nesta pesquisa reduzirá a carga burocrática envolvida na aplicação da abordagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades não técnicas nos cursos de graduação.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87317
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
212590.pdf 413.5Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar