Abstract:
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Currículos de graduação na área tecnológica costumam omitir ou tratar superficialmente o desenvolvimento de aspectos não técnicos, porém críticos para a formação profissional, tais como expressão escrita, ética, pensamento crítico e responsabilidade profissional. Esta dissertação identifica e documenta as principais características necessárias a um software que viabilize a utilização da revisão pelos pares na aprendizagem, uma abordagem que evidencia o desenvolvimento de habilidades não técnicas. Os requisitos foram elicitados e documentados utilizando-se diagramas de use-case UML e por meio da customização e aplicação de um processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental. Foram aplicadas as melhores práticas da engenharia de requisitos visando evitar o re-trabalho introduzido quando não há um processo eficiente de análise de requisitos. A principal contribuição deste trabalho está no levantamento, documentação e apresentação dos requisitos de software para apoiar a revisão pelos pares na aprendizagem, facilitando futuras implementações. A implementação dos requisitos especificados nesta pesquisa reduzirá a carga burocrática envolvida na aplicação da abordagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades não técnicas nos cursos de graduação. |