Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica

DSpace Repository

A- A A+

Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Santos, Neri dos pt_BR
dc.contributor.author Silva, Helena de Fátima Nunes pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T14:40:32Z
dc.date.available 2012-10-21T14:40:32Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier.other 205901 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87098
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Pesquisa descritiva sobre a criação e o compartilhamento de conhecimentos em comunidades de prática, visando a uma proposta metodológica. Para a sistematização da proposta, foi realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada em um estudo de caso na Secretaria Municipal de Recursos Humanos # SMRH - da Prefeitura Municipal de Curitiba. Elabora um diagnóstico dessa Instituição; observa, descreve e analisa os processos de criação e troca de conhecimentos; os elementos da teoria de Wenger sobre aprendizagem em comunidades de prática e identifica os estilos cognitivos dos membros do grupo observado no momento em que vivenciam um determinado problema ou situação. Verifica pelo diagnóstico que o processo de criação e troca de conhecimentos é priorizado como estratégia, fazendo parte da cultura da Organização. Mediante dezesseis entrevistas com as pessoas-chave, constata que o desenvolvimento e aplicação de conhecimento são percebidos por 62,5% dos entrevistados; a priorização do conhecimento está presente no discurso de 81,25% dos sujeitos da pesquisa; a criação de novos produtos e o compartilhamento de conhecimentos são lembrados por 50% dos entrevistados; a importância de uma rede de pessoas na troca de conhecimentos é mencionada por 87,5% das pessoas e a existência de comunidades de prática é indicada por apenas 31,25% dos entrevistados. Pela observação do grupo objeto de investigação, verifica que o processo de troca de conhecimentos acontece nos encontros informais, em reuniões formais, nos fóruns de estudos e nas visitas. A criação de conhecimentos é realizada segundo os conceitos de Nonaka e Takeuchi (1997), envolvendo os quatro grupos do Projeto RH # Aprender. O engajamento das pessoas aos diferentes grupos se dá pela reciprocidade, pela competência e pelo desejo de continuidade do trabalho. O alinhamento realiza-se pelos fatores convergência, coordenação e decisão. A criação de imagens do mundo, ou seja, a imaginação do grupo é feita pela orientação (tempo e espaço), pela reflexão (representações, padrões e procedimentos) e pela exploração de competências e ferramentas para socialização do conhecimento. Confirma-se que as atividades desempenhadas, as atitudes e a forma de receber e transmitir as informações são condizentes com o estilo cognitivo de cada um dos membros do grupo estudado. Os estilos cognitivos influenciam também na dinâmica, na energia, na solicitude, na afetividade, na comunicação, na imaginação e no engajamento. Como produto desta pesquisa, apresenta-se a proposta metodológica para criação e troca de conhecimento em comunidades de prática, indicando os procedimentos para o diagnóstico da instituição, para o planejamento e a criação do ambiente e para as ações de implementação. pt_BR
dc.format.extent 211 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Criação (literária, artística, etc) pt_BR
dc.subject.classification Conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.title Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
205901.pdf 2.430Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar