Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica

DSpace Repository

A- A A+

Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica

Show full item record

Title: Criação e compartilhamento de conhecimento em comunidades de prática: uma proposta metodológica
Author: Silva, Helena de Fátima Nunes
Abstract: Pesquisa descritiva sobre a criação e o compartilhamento de conhecimentos em comunidades de prática, visando a uma proposta metodológica. Para a sistematização da proposta, foi realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada em um estudo de caso na Secretaria Municipal de Recursos Humanos # SMRH - da Prefeitura Municipal de Curitiba. Elabora um diagnóstico dessa Instituição; observa, descreve e analisa os processos de criação e troca de conhecimentos; os elementos da teoria de Wenger sobre aprendizagem em comunidades de prática e identifica os estilos cognitivos dos membros do grupo observado no momento em que vivenciam um determinado problema ou situação. Verifica pelo diagnóstico que o processo de criação e troca de conhecimentos é priorizado como estratégia, fazendo parte da cultura da Organização. Mediante dezesseis entrevistas com as pessoas-chave, constata que o desenvolvimento e aplicação de conhecimento são percebidos por 62,5% dos entrevistados; a priorização do conhecimento está presente no discurso de 81,25% dos sujeitos da pesquisa; a criação de novos produtos e o compartilhamento de conhecimentos são lembrados por 50% dos entrevistados; a importância de uma rede de pessoas na troca de conhecimentos é mencionada por 87,5% das pessoas e a existência de comunidades de prática é indicada por apenas 31,25% dos entrevistados. Pela observação do grupo objeto de investigação, verifica que o processo de troca de conhecimentos acontece nos encontros informais, em reuniões formais, nos fóruns de estudos e nas visitas. A criação de conhecimentos é realizada segundo os conceitos de Nonaka e Takeuchi (1997), envolvendo os quatro grupos do Projeto RH # Aprender. O engajamento das pessoas aos diferentes grupos se dá pela reciprocidade, pela competência e pelo desejo de continuidade do trabalho. O alinhamento realiza-se pelos fatores convergência, coordenação e decisão. A criação de imagens do mundo, ou seja, a imaginação do grupo é feita pela orientação (tempo e espaço), pela reflexão (representações, padrões e procedimentos) e pela exploração de competências e ferramentas para socialização do conhecimento. Confirma-se que as atividades desempenhadas, as atitudes e a forma de receber e transmitir as informações são condizentes com o estilo cognitivo de cada um dos membros do grupo estudado. Os estilos cognitivos influenciam também na dinâmica, na energia, na solicitude, na afetividade, na comunicação, na imaginação e no engajamento. Como produto desta pesquisa, apresenta-se a proposta metodológica para criação e troca de conhecimento em comunidades de prática, indicando os procedimentos para o diagnóstico da instituição, para o planejamento e a criação do ambiente e para as ações de implementação.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87098
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
205901.pdf 2.430Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar