Abstract:
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Pesquisa descritiva sobre a criação e o compartilhamento de conhecimentos em comunidades de prática, visando a uma proposta metodológica. Para a sistematização da proposta, foi realizada uma pesquisa qualitativa, fundamentada em um estudo de caso na Secretaria Municipal de Recursos Humanos # SMRH - da Prefeitura Municipal de Curitiba. Elabora um diagnóstico dessa Instituição; observa, descreve e analisa os processos de criação e troca de conhecimentos; os elementos da teoria de Wenger sobre aprendizagem em comunidades de prática e identifica os estilos cognitivos dos membros do grupo observado no momento em que vivenciam um determinado problema ou situação. Verifica pelo diagnóstico que o processo de criação e troca de conhecimentos é priorizado como estratégia, fazendo parte da cultura da Organização. Mediante dezesseis entrevistas com as pessoas-chave, constata que o desenvolvimento e aplicação de conhecimento são percebidos por 62,5% dos entrevistados; a priorização do conhecimento está presente no discurso de 81,25% dos sujeitos da pesquisa; a criação de novos produtos e o compartilhamento de conhecimentos são lembrados por 50% dos entrevistados; a importância de uma rede de pessoas na troca de conhecimentos é mencionada por 87,5% das pessoas e a existência de comunidades de prática é indicada por apenas 31,25% dos entrevistados. Pela observação do grupo objeto de investigação, verifica que o processo de troca de conhecimentos acontece nos encontros informais, em reuniões formais, nos fóruns de estudos e nas visitas. A criação de conhecimentos é realizada segundo os conceitos de Nonaka e Takeuchi (1997), envolvendo os quatro grupos do Projeto RH # Aprender. O engajamento das pessoas aos diferentes grupos se dá pela reciprocidade, pela competência e pelo desejo de continuidade do trabalho. O alinhamento realiza-se pelos fatores convergência, coordenação e decisão. A criação de imagens do mundo, ou seja, a imaginação do grupo é feita pela orientação (tempo e espaço), pela reflexão (representações, padrões e procedimentos) e pela exploração de competências e ferramentas para socialização do conhecimento. Confirma-se que as atividades desempenhadas, as atitudes e a forma de receber e transmitir as informações são condizentes com o estilo cognitivo de cada um dos membros do grupo estudado. Os estilos cognitivos influenciam também na dinâmica, na energia, na solicitude, na afetividade, na comunicação, na imaginação e no engajamento. Como produto desta pesquisa, apresenta-se a proposta metodológica para criação e troca de conhecimento em comunidades de prática, indicando os procedimentos para o diagnóstico da instituição, para o planejamento e a criação do ambiente e para as ações de implementação. |