A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Franzoni, Ana Maria Bencciveni |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Zilli, Silvana do Rocio |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T12:15:35Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T12:15:35Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
224814 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86930 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A educação é um campo fértil para o uso da tecnologia, tendo em vista a gama de possibilidades que apresenta, tornando a aprendizagem mais dinâmica e motivadora. Dentre os recursos tecnológicos utilizados na educação, destaca-se a Robótica Educacional, que possibilita ao estudante desenvolver habilidades e competências como trabalho de pesquisa, a capacidade crítica, o senso de saber contornar as dificuldades na resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o uso da Robótica Educacional como recurso pedagógico, apontando as diversas formas como essa tecnologia é utilizada nas escolas particulares e públicas de Curitiba, avaliando as perspectivas em relação ao processo cognitivo. Destaca, ainda, a importância do uso da tecnologia na educação, apresentando as visões de alguns autores consagrados da atualidade, como Gardner, Perrenoud, Papert e Piaget. Conceitua a Robótica Educacional e descreve os diferentes kits educacionais existentes para essa prática. Apresenta também os resultados obtidos em uma pesquisa realizada nas escolas de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries de Curitiba(Pr) que utilizam a Robótica Educacional como recurso. A partir destes resultados, é feita uma proposta de implantação da tecnologia em questão nas escolas, dando ênfase na metodologia de aplicação desta proposta de ensino. |
pt_BR |
dc.format.extent |
89 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Robotica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações educacionais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tecnologia educacional |
pt_BR |
dc.title |
A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar