A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática

Mostrar registro completo

Título: A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática
Autor: Zilli, Silvana do Rocio
Resumo: A educação é um campo fértil para o uso da tecnologia, tendo em vista a gama de possibilidades que apresenta, tornando a aprendizagem mais dinâmica e motivadora. Dentre os recursos tecnológicos utilizados na educação, destaca-se a Robótica Educacional, que possibilita ao estudante desenvolver habilidades e competências como trabalho de pesquisa, a capacidade crítica, o senso de saber contornar as dificuldades na resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar o uso da Robótica Educacional como recurso pedagógico, apontando as diversas formas como essa tecnologia é utilizada nas escolas particulares e públicas de Curitiba, avaliando as perspectivas em relação ao processo cognitivo. Destaca, ainda, a importância do uso da tecnologia na educação, apresentando as visões de alguns autores consagrados da atualidade, como Gardner, Perrenoud, Papert e Piaget. Conceitua a Robótica Educacional e descreve os diferentes kits educacionais existentes para essa prática. Apresenta também os resultados obtidos em uma pesquisa realizada nas escolas de Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries de Curitiba(Pr) que utilizam a Robótica Educacional como recurso. A partir destes resultados, é feita uma proposta de implantação da tecnologia em questão nas escolas, dando ênfase na metodologia de aplicação desta proposta de ensino.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86930
Data: 2004


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
224814.pdf 972.7Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar