Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM

DSpace Repository

A- A A+

Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM

Show full item record

Title: Proposta de referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM
Author: Rhode, Gustavo de Oliveira
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo principal estabelecer referências com enfoque pragmático para o desenvolvimento de conteúdo instrucional no padrão SCORM - Sharable Content Object Reference Model, para cursos on-line. Busca na revisão da literatura a fundamentação sobre o processo de desenvolvimento e adoção de padrões para o e-learning, a definição do modelo de objetos de aprendizagem, utilizado para potencializar a reutilização de conteúdo instrucional em diferentes contextos de aprendizagem, e a descrição do padrão SCORM, modelo de referência desenvolvido a partir de outros padrões para tecnologias da aprendizagem, envolvendo sistemas de gerenciamento da aprendizagem (LMS - Learning Management System) e conteúdo instrucional. Além disso, conta com a pesquisa qualitativa realizada com especialistas em e-learning, com experiência na adoção do padrão SCORM para o desenvolvimento e implantação de cursos on-line em empresas e instituições de ensino brasileiras. A partir do problema de pesquisa, apresenta referências sobre a aplicação do padrão, identificando suas vantagens, desvantagens, dificuldades e limitações, contribuindo para incrementar o uso do padrão por organizações brasileiras.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86855
Date: 2004


Files in this item

Files Size Format View
214049.pdf 1.016Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar