O lúdico e o trabalho como elementos formadores na vida cotidiana das jovens-meninas do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de Florianópolis
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silva, Maurício Roberto da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Perim, Marcelo Fagundes |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T05:28:25Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T05:28:25Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
195546 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86286 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O problema de investigação deste estudo diz respeito ao trabalho das meninas empobrecidas e suas relações com as vivências das práticas corporais lúdicas. Portanto, o objetivo central desta pesquisa é investigar as possíveis relações entre trabalho e cultura lúdica das jovens-meninas do Morro Mont Serrat, e assim desvelar a realidade das jovens-meninas da pesquisa, trazendo à tona elementos imersos na cotidianidade sobre cultura lúdica e trabalho, através das vozes e imagens de suas memórias e das práticas cotidianas, procurando captar os sentidos que atribuem ao tempo destinado ao trabalho precário, insalubre e alienado, quanto às vivências que envolvem corpo e ludicidade. No ponto de vista teórico-metodológico fundamento-me nos pressupostos da Sociologia da Vida Cotidiana visando dar aos sujeitos vez e voz para expressar suas representações sociais sobre as questões relacionadas ao mundo do trabalho e da cultura corporal lúdica, assim como, as possíveis relações dialéticas entre conformismo e resistência expressos no cotidiano dessas meninas. Para realizar esse intento, tomo como locus para a pesquisa de campo o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), o qual desde os anos 80 trabalha com a perspectiva metodológica do protagonismo infanto-juvenil. A coleta de dados se deu, através de entrevistas, depoimentos gravados, fotografias e textos escritos pelas participantes (memoriais) durante os encontros e eventos promovidos pelo MNMMR, e na vida cotidiana das meninas, além da observação como meio de coletar dados sobre a realidade e práticas corporais lúdicas. A análise dos dados foi realizada a partir da eleição das categorias emergidas do campo, buscando possíveis unidades de sentido para construir uma elaboração teórica para responder a questão norteadora da pesquisa e outras que foram surgindo no decorrer do processo investigativo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
xi, 142 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação física |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Menores |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Emprego |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lazer |
pt_BR |
dc.title |
O lúdico e o trabalho como elementos formadores na vida cotidiana das jovens-meninas do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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