O lúdico e o trabalho como elementos formadores na vida cotidiana das jovens-meninas do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

O lúdico e o trabalho como elementos formadores na vida cotidiana das jovens-meninas do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de Florianópolis

Show full item record

Title: O lúdico e o trabalho como elementos formadores na vida cotidiana das jovens-meninas do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua de Florianópolis
Author: Perim, Marcelo Fagundes
Abstract: O problema de investigação deste estudo diz respeito ao trabalho das meninas empobrecidas e suas relações com as vivências das práticas corporais lúdicas. Portanto, o objetivo central desta pesquisa é investigar as possíveis relações entre trabalho e cultura lúdica das jovens-meninas do Morro Mont Serrat, e assim desvelar a realidade das jovens-meninas da pesquisa, trazendo à tona elementos imersos na cotidianidade sobre cultura lúdica e trabalho, através das vozes e imagens de suas memórias e das práticas cotidianas, procurando captar os sentidos que atribuem ao tempo destinado ao trabalho precário, insalubre e alienado, quanto às vivências que envolvem corpo e ludicidade. No ponto de vista teórico-metodológico fundamento-me nos pressupostos da Sociologia da Vida Cotidiana visando dar aos sujeitos vez e voz para expressar suas representações sociais sobre as questões relacionadas ao mundo do trabalho e da cultura corporal lúdica, assim como, as possíveis relações dialéticas entre conformismo e resistência expressos no cotidiano dessas meninas. Para realizar esse intento, tomo como locus para a pesquisa de campo o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), o qual desde os anos 80 trabalha com a perspectiva metodológica do protagonismo infanto-juvenil. A coleta de dados se deu, através de entrevistas, depoimentos gravados, fotografias e textos escritos pelas participantes (memoriais) durante os encontros e eventos promovidos pelo MNMMR, e na vida cotidiana das meninas, além da observação como meio de coletar dados sobre a realidade e práticas corporais lúdicas. A análise dos dados foi realizada a partir da eleição das categorias emergidas do campo, buscando possíveis unidades de sentido para construir uma elaboração teórica para responder a questão norteadora da pesquisa e outras que foram surgindo no decorrer do processo investigativo.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86286
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View
195546.pdf 3.747Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar