Estratégias para estabelecer a interação da criança com autismo e o computador
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Alves, Joao Bosco da Motta |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Kovatli, Marilei de Fátima |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T05:23:28Z |
|
dc.date.available |
2012-10-21T05:23:28Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
201945 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86277 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste trabalho é descrita uma experiência pedagógica que teve por objetivo verificar a validade da utilização de ambientes interativos digitais como suporte para o desenvolvimento cognitivo de crianças com autismo. Apresenta-se o protótipo de um software educativo, que objetiva mostrar como um ambiente educacional, usando o computador como ferramenta de aprendizagem, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de uma criança autista. Para a criação deste protótipo, buscou-se, primeiramente, investigar as possibilidades de ocorrência de interação entre aqueles usuários e o computador e como este processo ocorre considerando-se, prioritariamente, as peculiaridades individuais de cada aluno, como por exemplo, dificuldade na comunicação e diferentes níveis de alfabetização. Após este estudo, definiram-se os recursos necessários que se julgou adequados para que a interação acontecesse de forma efetiva, e desenvolveu-se o protótipo ora apresentado nesta pesquisa. Este projeto foi aplicado em uma turma de alunos Autistas, no Instituto de Educação Especial "Professor Manoel Boaventura Feijó" da APAE de Florianópolis. |
pt_BR |
dc.format.extent |
105 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Informatica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da computação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Softwares educacionais |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Autismo em criancas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Cognição nas crianças |
pt_BR |
dc.title |
Estratégias para estabelecer a interação da criança com autismo e o computador |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Torres, Elisabeth Fátima |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar