Estratégias para estabelecer a interação da criança com autismo e o computador

DSpace Repository

A- A A+

Estratégias para estabelecer a interação da criança com autismo e o computador

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alves, Joao Bosco da Motta pt_BR
dc.contributor.author Kovatli, Marilei de Fátima pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T05:23:28Z
dc.date.available 2012-10-21T05:23:28Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 201945 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86277
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho é descrita uma experiência pedagógica que teve por objetivo verificar a validade da utilização de ambientes interativos digitais como suporte para o desenvolvimento cognitivo de crianças com autismo. Apresenta-se o protótipo de um software educativo, que objetiva mostrar como um ambiente educacional, usando o computador como ferramenta de aprendizagem, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de uma criança autista. Para a criação deste protótipo, buscou-se, primeiramente, investigar as possibilidades de ocorrência de interação entre aqueles usuários e o computador e como este processo ocorre considerando-se, prioritariamente, as peculiaridades individuais de cada aluno, como por exemplo, dificuldade na comunicação e diferentes níveis de alfabetização. Após este estudo, definiram-se os recursos necessários que se julgou adequados para que a interação acontecesse de forma efetiva, e desenvolveu-se o protótipo ora apresentado nesta pesquisa. Este projeto foi aplicado em uma turma de alunos Autistas, no Instituto de Educação Especial "Professor Manoel Boaventura Feijó" da APAE de Florianópolis. pt_BR
dc.format.extent 105 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Informatica pt_BR
dc.subject.classification Ciência da computação pt_BR
dc.subject.classification Softwares educacionais pt_BR
dc.subject.classification Autismo em criancas pt_BR
dc.subject.classification Cognição nas crianças pt_BR
dc.title Estratégias para estabelecer a interação da criança com autismo e o computador pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Torres, Elisabeth Fátima pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
201945.pdf 1.200Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar