Estratégias para estabelecer a interação da criança com autismo e o computador
Show full item record
Title:
|
Estratégias para estabelecer a interação da criança com autismo e o computador |
Author:
|
Kovatli, Marilei de Fátima
|
Abstract:
|
Neste trabalho é descrita uma experiência pedagógica que teve por objetivo verificar a validade da utilização de ambientes interativos digitais como suporte para o desenvolvimento cognitivo de crianças com autismo. Apresenta-se o protótipo de um software educativo, que objetiva mostrar como um ambiente educacional, usando o computador como ferramenta de aprendizagem, pode contribuir para o desenvolvimento cognitivo e afetivo de uma criança autista. Para a criação deste protótipo, buscou-se, primeiramente, investigar as possibilidades de ocorrência de interação entre aqueles usuários e o computador e como este processo ocorre considerando-se, prioritariamente, as peculiaridades individuais de cada aluno, como por exemplo, dificuldade na comunicação e diferentes níveis de alfabetização. Após este estudo, definiram-se os recursos necessários que se julgou adequados para que a interação acontecesse de forma efetiva, e desenvolveu-se o protótipo ora apresentado nesta pesquisa. Este projeto foi aplicado em uma turma de alunos Autistas, no Instituto de Educação Especial "Professor Manoel Boaventura Feijó" da APAE de Florianópolis. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86277
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar