Diretrizes para a construção de mediadores sócio-construtivistas em sistemas de aprendizagem colaborativa apoiada por computador
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Wazlawick, Raul Sidnei |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Patricia Cristiane de. |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-21T05:11:53Z |
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dc.date.available |
2012-10-21T05:11:53Z |
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dc.date.issued |
2003 |
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dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
199127 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86256 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho situa-se na área de Informática na Educação trazendo contribuições específicas às áreas de Sistemas Tutores Inteligentes (STI) e de Sistemas de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. Esta última, mais conhecida por Computer Supported Collaborative Learning (CSCL), constitui-se em um dos enfoques mais relevantes de pesquisa em Informática na Educação no momento atual. Para tanto, este trabalho busca, através das técnicas e recursos de informática utilizados por estes sistemas (STI e CSCL), e por meio de uma abordagem apoiada pela teoria sócio-construtivista, define Diretrizes para a Construção de um Mediador Computadorizado embasado pela Teoria Sócio-Construtivista. O papel do mediador é inspirado no comportamento de um professor em sala de aula que segue a abordagem sócio-construtivista. Nesta tese, o termo sócio-construtivismo adotado faz referência aos trabalhos de Vygotsky e de Piaget com influência dos Pós-Piagetianos. Para caracterizar tal perspectiva, é importante ressaltar que ela considera a aprendizagem como resultado de uma atividade interativa, do indivíduo com os objetos e com os outros (relação interpessoal), e que o amadurecimento de determinados conceitos não é igual para todos os indivíduos e está relacionado às oportunidades que o meio cultural lhes oferece. O professor, dentro desta perspectiva, pode ser visto como um membro mais amadurecido deste grupo de aprendizagem que media o processo interativo. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Construtivismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sistemas tutoriais inteligentes |
pt_BR |
dc.title |
Diretrizes para a construção de mediadores sócio-construtivistas em sistemas de aprendizagem colaborativa apoiada por computador |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
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