Diretrizes para a construção de mediadores sócio-construtivistas em sistemas de aprendizagem colaborativa apoiada por computador

DSpace Repository

A- A A+

Diretrizes para a construção de mediadores sócio-construtivistas em sistemas de aprendizagem colaborativa apoiada por computador

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Wazlawick, Raul Sidnei pt_BR
dc.contributor.author Souza, Patricia Cristiane de. pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T05:11:53Z
dc.date.available 2012-10-21T05:11:53Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 199127 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86256
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho situa-se na área de Informática na Educação trazendo contribuições específicas às áreas de Sistemas Tutores Inteligentes (STI) e de Sistemas de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. Esta última, mais conhecida por Computer Supported Collaborative Learning (CSCL), constitui-se em um dos enfoques mais relevantes de pesquisa em Informática na Educação no momento atual. Para tanto, este trabalho busca, através das técnicas e recursos de informática utilizados por estes sistemas (STI e CSCL), e por meio de uma abordagem apoiada pela teoria sócio-construtivista, define Diretrizes para a Construção de um Mediador Computadorizado embasado pela Teoria Sócio-Construtivista. O papel do mediador é inspirado no comportamento de um professor em sala de aula que segue a abordagem sócio-construtivista. Nesta tese, o termo sócio-construtivismo adotado faz referência aos trabalhos de Vygotsky e de Piaget com influência dos Pós-Piagetianos. Para caracterizar tal perspectiva, é importante ressaltar que ela considera a aprendizagem como resultado de uma atividade interativa, do indivíduo com os objetos e com os outros (relação interpessoal), e que o amadurecimento de determinados conceitos não é igual para todos os indivíduos e está relacionado às oportunidades que o meio cultural lhes oferece. O professor, dentro desta perspectiva, pode ser visto como um membro mais amadurecido deste grupo de aprendizagem que media o processo interativo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Construtivismo pt_BR
dc.subject.classification Sistemas tutoriais inteligentes pt_BR
dc.title Diretrizes para a construção de mediadores sócio-construtivistas em sistemas de aprendizagem colaborativa apoiada por computador pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
199127.pdf 689.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar