Diretrizes para a construção de mediadores sócio-construtivistas em sistemas de aprendizagem colaborativa apoiada por computador
Show full item record
Title:
|
Diretrizes para a construção de mediadores sócio-construtivistas em sistemas de aprendizagem colaborativa apoiada por computador |
Author:
|
Souza, Patricia Cristiane de.
|
Abstract:
|
Este trabalho situa-se na área de Informática na Educação trazendo contribuições específicas às áreas de Sistemas Tutores Inteligentes (STI) e de Sistemas de Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador. Esta última, mais conhecida por Computer Supported Collaborative Learning (CSCL), constitui-se em um dos enfoques mais relevantes de pesquisa em Informática na Educação no momento atual. Para tanto, este trabalho busca, através das técnicas e recursos de informática utilizados por estes sistemas (STI e CSCL), e por meio de uma abordagem apoiada pela teoria sócio-construtivista, define Diretrizes para a Construção de um Mediador Computadorizado embasado pela Teoria Sócio-Construtivista. O papel do mediador é inspirado no comportamento de um professor em sala de aula que segue a abordagem sócio-construtivista. Nesta tese, o termo sócio-construtivismo adotado faz referência aos trabalhos de Vygotsky e de Piaget com influência dos Pós-Piagetianos. Para caracterizar tal perspectiva, é importante ressaltar que ela considera a aprendizagem como resultado de uma atividade interativa, do indivíduo com os objetos e com os outros (relação interpessoal), e que o amadurecimento de determinados conceitos não é igual para todos os indivíduos e está relacionado às oportunidades que o meio cultural lhes oferece. O professor, dentro desta perspectiva, pode ser visto como um membro mais amadurecido deste grupo de aprendizagem que media o processo interativo. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86256
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar