Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista

DSpace Repository

A- A A+

Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR
dc.contributor.author Rocha, Maria do Socorro Silva da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T02:18:16Z
dc.date.available 2012-10-21T02:18:16Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 198582 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86000
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem por objetivo, evidenciar como os jogos educativos podem favorecer o processo de ensino aprendizagem com crianças em fase de alfabetização. Visando este objetivo alguns procedimentos foram propostos. Estes procedimentos contemplam 08 (oito) fases e etapas que devem ser cumpridas de forma hierárquica. A pesquisa foi realizada numa escola Pública no Município de Florianópolis, com duas turmas do III período, com um total de 33 (trinta e três) crianças. Os procedimentos foram aplicados de fevereiro a dezembro de 2002, totalizando um período de 09 (nove) meses de aplicação. Para tanto, utilizou-se a Psicogênese da língua escrita para medir o nível de escrita das crianças antes e após a aplicação dos jogos. O suporte teórico está baseado, principalmente, nas concepções de Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Vygotsky, Piaget e Wallon. Por outro lado a pesquisa serviu também para a reflexão dos demais educadores da unidade de ensino, no que se refere aos aspectos que interferem no processo de leitura e escrita das crianças. pt_BR
dc.format.extent 87 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Jogos educativos pt_BR
dc.subject.classification Alfabetização pt_BR
dc.subject.classification Cognição pt_BR
dc.title Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
198582.pdf 372.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar