Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista
Show full item record
Title:
|
Utilização dos jogos educativos com fins pedagógicos na alfabetização: sob uma abordagem sociointeracionista |
Author:
|
Rocha, Maria do Socorro Silva da
|
Abstract:
|
Esta pesquisa tem por objetivo, evidenciar como os jogos educativos podem favorecer o processo de ensino aprendizagem com crianças em fase de alfabetização. Visando este objetivo alguns procedimentos foram propostos. Estes procedimentos contemplam 08 (oito) fases e etapas que devem ser cumpridas de forma hierárquica. A pesquisa foi realizada numa escola Pública no Município de Florianópolis, com duas turmas do III período, com um total de 33 (trinta e três) crianças. Os procedimentos foram aplicados de fevereiro a dezembro de 2002, totalizando um período de 09 (nove) meses de aplicação. Para tanto, utilizou-se a Psicogênese da língua escrita para medir o nível de escrita das crianças antes e após a aplicação dos jogos. O suporte teórico está baseado, principalmente, nas concepções de Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Vygotsky, Piaget e Wallon. Por outro lado a pesquisa serviu também para a reflexão dos demais educadores da unidade de ensino, no que se refere aos aspectos que interferem no processo de leitura e escrita das crianças. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86000
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar