Os eventos de avaliação negativa em uma turma do ensino fundamental de escola pública: um estudo microinteracional

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Os eventos de avaliação negativa em uma turma do ensino fundamental de escola pública: um estudo microinteracional

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vandresen Paulino pt_BR
dc.contributor.author Góes, Mariza Gyrão pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T01:33:30Z
dc.date.available 2012-10-21T01:33:30Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 212143 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85943
dc.description Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-graduação em Linguística pt_BR
dc.description.abstract No presente documento, relato a pesquisa realizada na 4ª série do Ensino Fundamental de escola pública, localizada na periferia da cidade de Criciúma-SC. Em meio ao que acontece naquela sala de aula, focalizo um movimento conversacional em que um ou mais participantes do grupo avaliam outro(s). Considerando o fato de ser a professora quem predominantemente avalia, o caráter dessa avaliação, a freqüência com que acontece tomando um tempo significativo das aulas, e, por outro lado, o propósito principal de quem participa sistematicamente de uma sala de aula - promover a aprendizagem, a primeira leitura desse movimento é a de que ele estaria incluído entre os "episódios de correção" (SCHEGLOFF, JEFFERSON e SACKS, 1977). Sob o ponto de vista ético, seria uma "correção alheia", feita no espaço institucional da sala de aula, com o objetivo de corrigir procedimentos supostamente incorretos para conduzir os alunos à aprendizagem. Seguindo esse raciocínio, tais episódios poderiam ser comparados aos "movimentos de revozeamento" (O'CONNOR e MICHAELS, 1996), em que os professores reformulam certos enunciados dos alunos, mesmo aqueles que destoam do objetivo principal, de modo a valorizar, de alguma forma, toda e qualquer contribuição, para tornar mais produtivo o trabalho em grupo. Entretanto, nos movimentos conversacionais aqui focalizados, acontece o oposto: enunciados e ações são desvalorizados. Além disso, diferentemente dos episódios de correção, neles não predomina a correção lingüística, mas, por meio de uma avaliação negativa, o professor destaca determinadas ações de um ou mais participantes da turma, sem que essa avaliação seja seguida pela proposição de ações que substituam aquelas que foram negativamente avaliadas. Por isso, mudando a visão ética inicial sobre tais movimentos conversacionais, eles foram tratados como "eventos de avaliação negativa - EANs". Para chegar a uma compreensão sobre tais movimentos, foi necessário realizar um percurso em busca da visão êmica, do seu sentido para os participantes da turma, ligando-os à necessidade de manutenção da autoridade da professora como suporte principal do que para eles constitui uma sala de aula, seus pilares de sustentação. Assim, relato neste trabalho as etapas da pesquisa que me conduziram aos EANs e descrevo como eles se constituem; aponto suas diferenças em relação aos episódios de correção e aos movimentos de revozeamento; e destaco as características que me possibilitaram o estabelecimento de uma ligação entre tais episódios e a manutenção da autoridade do professor. A importância desta pesquisa qualitativa fundamentada na Sociolingüística Interacional está em delimitar e descrever um evento de uma interação específica, com o objetivo de mostrar o valor das ações realizadas por todos os participantes na determinação do que acontece, a partir das expectativas que eles têm em relação à interação e do sentido que atribuem a ela. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Sociolinguistica pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.title Os eventos de avaliação negativa em uma turma do ensino fundamental de escola pública: um estudo microinteracional pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Garcez, Pedro de Moraes pt_BR


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