Indicadores de performance em instituições universitárias autogeridas: uma contribuição à gestão por resultados

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Indicadores de performance em instituições universitárias autogeridas: uma contribuição à gestão por resultados

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Kelm, Martinho Luís pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-21T01:23:38Z
dc.date.available 2012-10-21T01:23:38Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 198574 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85930
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo investiga a dinâmica da autogestão em universidades comunitárias e a configuração de um instrumento de apoio à gestão que possa contribuir no alinhamento dos recursos organizacionais. A autogestão e seus instrumentos são analisados segundo os fatores de coalizão interna, a incorporação desses fatores no planejamento, os mecanismos de expressão e participação e a vitalidade do modelo. Dessa análise e do entendimento de que a comunidade acadêmica é sensível a um conjunto de variáveis essenciais que monitoram a efetividade da Instituição e determinam seus processos de mudança, foi proposto um modelo de indicadores de performance estruturado nas perspectivas do balanced scorecard, no intuito constituir-se em um instrumento de monitoramento, comprometimento e responsabilização da comunidade acadêmica. Para a consecução desse objetivo, os procedimentos metodológicos envolveram, primeiramente, um conjunto de entrevistas com professores de uma Universidade para a análise do modelo de gestão autogerido e seleção prévia dos indicadores levantados na literatura. Num segundo momento procedeu-se a validação dos indicadores selecionados pela utilização da técnica Delphi. Os resultados foram sistematizados em um modelo analítico de indicadores essenciais e Fatores de Influência que poderão suportar, instrumentalmente, a autogestão e constituir-se em uma base comunicativa da comunidade acadêmica no alinhamento de suas ações à efetividade da Universidade. pt_BR
dc.format.extent 398 f.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades comunitárias pt_BR
dc.subject.classification Autogestao na educacao pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.subject.classification Indicadores pt_BR
dc.title Indicadores de performance em instituições universitárias autogeridas: uma contribuição à gestão por resultados pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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