Leitura: uma proposta de avaliação
Show full item record
Title:
|
Leitura: uma proposta de avaliação |
Author:
|
Piloto, Maria Carolina
|
Abstract:
|
Esta pesquisa teve por objetivo inicial formular um modelo de avaliação em leitura que não fugisse dos padrões estruturais tradicionais, mas que realmente trouxesse para as mãos do aluno textos com os quais ele se encontra no dia-a-dia e tarefas que ele precisa resolver no seu cotidiano. O modelo de testagem de leitura proposto, para este estudo, é baseado no teste de leitura proposto pelo Pisa (Programe for International Student Assessment, 2000) e foi elaborado considerando-se o processo de leitura como um processo interativo, o qual valoriza as condições afetivas e cognitivas do leitor, no sentido de que, assim como afirmam Ruddell e Unrau (1994), os indivíduos, para ler devem basear-se em seus conhecimentos e experiências prévias. Uma outra meta a ser alcançada na pesquisa era validar o teste proposto, a fim de que ele pudesse tornar-se um instrumento aplicável e útil para o âmbito educacional. O teste foi submetido a vários processos de validação, desde sua elaboração até sua aplicação, pois era necessário detectar no teste algumas características como: validade de construto, validade de conteúdo, validade de critério e face validity ou validade de aparência. De acordo com Jafarpur (1987), estas validações permitiriam observar se o teste poderia ou não ser considerado instrumento válido e eficiente para avaliar as capacidades as quais ele se propõe verificar. A busca de |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85810
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar