Análise da aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança
Show full item record
Title:
|
Análise da aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança |
Author:
|
Camillo, Rosita Peter
|
Abstract:
|
Quando se trata de desenvolvimento institucional, um dos itens que identifica-se são as mudanças que os próprios membros de uma organização percebem como necessárias para torná-la mais capaz de atingir seus objetivos e cumprir sua missão. Isto impõe que seus dirigentes aprendam a definir, implementar e gerir estratégias de mudanças organizacionais que sejam viáveis, criem novos consensos na organização e a tornem capaz de adequar-se às mudanças do ambiente. Projetos de mudança bem sucedidos não são meros resultados da vontade. É preciso concebê-los como parte de um processo inovador de aprendizagem sobre a dinâmica da organização e sobre as potencialidades individuais e coletivas. Desta maneira, deve ser tratado como qualquer projeto, sendo necessário: definir objetivos; avaliar e construir a viabilidade; implementar, monitorar e redirecionar; avaliar e consolidar. Os elementos fundamentais numa estratégia de mudança são a clareza sobre os níveis de mudança prioritários, a definição de seus objetivos, a compreensão das fases do processo, a participação e, por fim, a ação frente às resistências. |
Description:
|
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85800
|
Date:
|
2003 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar