Análise da aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança

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Análise da aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança

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Título: Análise da aprendizagem organizacional: contribuições para o processo de mudança
Autor: Camillo, Rosita Peter
Resumo: Quando se trata de desenvolvimento institucional, um dos itens que identifica-se são as mudanças que os próprios membros de uma organização percebem como necessárias para torná-la mais capaz de atingir seus objetivos e cumprir sua missão. Isto impõe que seus dirigentes aprendam a definir, implementar e gerir estratégias de mudanças organizacionais que sejam viáveis, criem novos consensos na organização e a tornem capaz de adequar-se às mudanças do ambiente. Projetos de mudança bem sucedidos não são meros resultados da vontade. É preciso concebê-los como parte de um processo inovador de aprendizagem sobre a dinâmica da organização e sobre as potencialidades individuais e coletivas. Desta maneira, deve ser tratado como qualquer projeto, sendo necessário: definir objetivos; avaliar e construir a viabilidade; implementar, monitorar e redirecionar; avaliar e consolidar. Os elementos fundamentais numa estratégia de mudança são a clareza sobre os níveis de mudança prioritários, a definição de seus objetivos, a compreensão das fases do processo, a participação e, por fim, a ação frente às resistências.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85800
Data: 2003


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