dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Rodriguez Martins, Alejandro |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Dias, José Lino Teixeira |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-20T22:40:46Z |
|
dc.date.available |
2012-10-20T22:40:46Z |
|
dc.date.issued |
2003 |
|
dc.date.submitted |
2003 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
195482 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85759 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa busca a construção de um site educacional de matemática financeira para contrapor às operações de crédito e captações em que a Pessoa Física (via de regra) se deixa enganar pela prática de mercado financeiro nos quais os juros apresentados são nominais, conflitantes com a remuneração efetiva, explicitando as irracionalidades praticadas em finanças. Para tanto, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e de campo, além de levantamento minucioso de informações a respeito de operações financeiras praticadas no mercado brasileiro. Apurou-se que, em várias operações de financeiras, de crédito ou débito, a remuneração apresentada é distorcida, ficando aquém daquela efetivamente praticada, seja para o Crédito Direto ao Consumidor, para sistemas de captação e, similarmente entendido, para o consórcio. Verificou-se que o conhecimento e análise da operação financeira são ignorados pela parte passiva contratante, independente da classe social em que se insere, acreditando na filantropia do repasse do capital. Demonstrou-se que a Internet tornou-se uma das mais poderosas ferramentas de comunicação e passível de ser utilizada para divulgação de site educacional sobre matemática financeira, o qual, foi construído e encontra-se inserido no contexto do trabalho. Como conclusão final, usualmente ocorrem, no mercado brasileiro, operações mercantis e bancárias cujos encargos (juros, taxas, tributos, contribuições e seguro) são transferidos integralmente e disfarçados de forma dolosa a conduzir o elemento passivo ao erro irreversível, com evidente perda monetária, o que poderá ser amenizado se as pessoas consultarem o site educacional de matemática financeira elaborado nesta pesquisa. |
pt_BR |
dc.format.extent |
224 f.| il., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Matematica financeira |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet (Redes de computadores) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Sites da Web |
pt_BR |
dc.title |
Modelo de site de matemática financeira: um instrumento de orientação ao consumidor |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |