Abstract:
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Esta pesquisa busca a construção de um site educacional de matemática financeira para contrapor às operações de crédito e captações em que a Pessoa Física (via de regra) se deixa enganar pela prática de mercado financeiro nos quais os juros apresentados são nominais, conflitantes com a remuneração efetiva, explicitando as irracionalidades praticadas em finanças. Para tanto, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e de campo, além de levantamento minucioso de informações a respeito de operações financeiras praticadas no mercado brasileiro. Apurou-se que, em várias operações de financeiras, de crédito ou débito, a remuneração apresentada é distorcida, ficando aquém daquela efetivamente praticada, seja para o Crédito Direto ao Consumidor, para sistemas de captação e, similarmente entendido, para o consórcio. Verificou-se que o conhecimento e análise da operação financeira são ignorados pela parte passiva contratante, independente da classe social em que se insere, acreditando na filantropia do repasse do capital. Demonstrou-se que a Internet tornou-se uma das mais poderosas ferramentas de comunicação e passível de ser utilizada para divulgação de site educacional sobre matemática financeira, o qual, foi construído e encontra-se inserido no contexto do trabalho. Como conclusão final, usualmente ocorrem, no mercado brasileiro, operações mercantis e bancárias cujos encargos (juros, taxas, tributos, contribuições e seguro) são transferidos integralmente e disfarçados de forma dolosa a conduzir o elemento passivo ao erro irreversível, com evidente perda monetária, o que poderá ser amenizado se as pessoas consultarem o site educacional de matemática financeira elaborado nesta pesquisa. |