Fórum infanto-juvenil de meio ambiente: contribuição para a aquisição de conhecimentos e de novas atitudes ambientais

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Fórum infanto-juvenil de meio ambiente: contribuição para a aquisição de conhecimentos e de novas atitudes ambientais

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Harrysson Luiz da pt_BR
dc.contributor.author Messias, Maria Euléte pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-20T19:14:45Z
dc.date.available 2012-10-20T19:14:45Z
dc.date.issued 2003
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier.other 205179 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85485
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um processo de investigação científica visando verificar se houve a aquisição de conhecimentos e novas atitudes pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio que desenvolveram projetos de educação ambiental, incentivados por um programa de governo denominado Programa Paraná Ambiental. A mesma está orientada no sentido de identificar se o envolvimento de alunos no desenvolvimento de projetos que prevêem ações concretas de educação ambiental, exemplo: recuperação de matas ciliares, separação de lixo reciclável entre outros, contribuem na construção do saber ambiental dos mesmos, tendo em vista uma atitude cidadã e o desenvolvimento sustentável. Para o desenvolvimento deste trabalho realizou-se um levantamento da fundamentação conceitual, centrada principalmente nos aspectos históricos que provocaram o surgimento da educação ambiental, legislações utilizadas, metodologias e das ações que estão sendo desenvolvidas. A metodologia de investigação adotada fundamenta-se em um levantamento de informações, através da aplicação de um questionário junto aos alunos que participaram de um evento educativo denominado "III Fórum Infanto - Juvenil de Meio Ambiente do Oeste do Paraná" realizado no Município de Guairá/PR. A finalidade desse levantamento foi verificar se os alunos adquiriram novos conhecimentos e atitudes a respeito de questões ambientais. Após a pesquisa, constatou-se que o desenvolvimento de projetos de educação ambiental por alunos, contribui para a aquisição de conhecimentos sobre questões ambientais e a formação de atitudes. Ao final sugere-se alguns procedimentos para a institucionalização da educação ambiental formal, com vistas a implantação e implementação de um processo efetivo de ensino aprendizagem sobre questões ambientais. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Educação ambiental pt_BR
dc.subject.classification Parana pt_BR
dc.title Fórum infanto-juvenil de meio ambiente: contribuição para a aquisição de conhecimentos e de novas atitudes ambientais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
205179.pdf 278.0Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar